A Santa Casa de Misericórdia da cidade de Itaí divulgou nesta semana ter recebido recentemente a instalação de uma série de painéis fotovoltaicos no prédio da entidade, o que vai garantir economia de recursos para a unidade de saúde no futuro.
Toda a estrutura necessária para a captação de energia solar já está concluída, restando apenas a autorização da empresa para entrar em funcionamento, o que deverá acontecer nos próximos dias, segundo a administração do hospital.
A conquista foi possível através do Programa Eficiência Energética, da CPFL Energia, que prevê a instalação de usinas fotovoltaicas e a troca da iluminação pela luz de LED, entre outras ações que têm como objetivo a sustentabilidade.
A energia solar é um recurso totalmente renovável, não polui o meio ambiente, e sua captação não faz sequer algum tipo de ruído ou barulho. Os painéis fotovoltaicos exigem pouca manutenção e são considerados o sistema de autogeração mais barato do mercado.
Outra novidade que deverá ser divulgada em breve pela direção da Santa Casa é a negociação do Programa Hospital Com + Saúde, que se prevê doações dos consumidores, por meio da conta de energia, visando o aumento da arrecadação dos hospitais.
Programa Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética foi criado pela Lei nº 9991/00, com objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. A lei determina que as empresas concessionárias de distribuição devem aplicar anualmente um percentual mínimo definido de sua Receita Operacional Líquida (ROL), na realização de projetos de Eficiência Energética.
Os investimentos devem ser aplicados e gerenciados seguindo diretrizes e orientações estabelecidas pela ANEEL, através dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE), que regulamenta as atividades relacionadas ao Programa de EE.
O PROPEE define os aspectos legais e regulatórios, o formato de elaboração de projetos, procedimentos de fiscalização de projetos e os parâmetros e critérios de avaliação para reconhecimento do investimento.
O Programa de Eficiência Energética é um importante programa para promoção do combate ao desperdício de energia elétrica através da substituição de equipamentos ineficientes e realização de ações educacionais para conscientização do uso consciente e seguro da energia elétrica.