A Coordenadoria de Saúde de Fartura emitiu nota oficial no início desta semana esclarecendo os motivos pelos quais a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não conseguiu prestar atendimento de emergência devido à queda de sinal telefônico, no domingo (21), data em que um paciente morreu após uma parada cardiorrespiratória. Foi registrado um Boletim de Ocorrência sobre o caso.
De acordo com o setor de Saúde farturense, por volta das 10h45 daquele dia, houve uma ocorrência grave, com parada cardiorrespiratória, e a Central de Regulação Médica do SAMU, com sede em Avaré, não conseguiu entrar em contato com a equipe local devido à falta de sinal da operadora de serviços móveis no município de Fartura, Vivo.
Segundo a equipe do plantão, composta pela técnica de enfermagem, Paula Andressa De Souza, e pelo condutor Haroldo César dos Santos, das 9 às 11h, o grupo pediu autorização para a Central de Avaré para dar apoio aos jogos da Copa Intermunicipal de Futebol Society, realizada no Estádio Belgrave Teixeira de Carvalho, cumprindo o que é solicitado oficialmente pela Coordenadoria de Esportes, visando garantir a segurança de todos que participam do evento esportivo, caso precisem de atendimento emergencial.
Nas redes sociais, houve polêmica envolvendo a equipe e o SAMU e a família do paciente, visto que, infelizmente, ele veio a óbito.
A equipe da Saúde lamentou profundamente o ocorrido e informou que a Central de Regulação Médica de Avaré, por meio da médica Dra. Bruna Fernanda de Camargo, reguladora de plantão, confeccionou Boletim de Ocorrência contra a operadora Vivo, por não emitir previamente, informativo, citando que não haveria sinal de telefone no município de Fartura, naquele dia e horário, uma vez que ninguém da equipe sabia que estava sem sinal.
“Os colaboradores trabalham com amor e dedicação para salvar vidas”, encerrou a administração municipal em comunicado divulgado à população pelas redes sociais esclarecendo o ocorrido.