Nesta sexta-feira (23), a coordenadora de Saúde de Taquarituba, Natali Fonseca, atualizou os números da covid-19 no município até o momento. Segundo ela, desde o início do mês de outubro até hoje a cidade já somou 207 novos casos da doença causada pelo novo coronavírus em seus números oficiais.
Durante sua participação na página criada pela administração municipal para divulgar as atualizações da pandemia, Natali revelou que o total de casos positivos registrados está em 397. Desses, 326 já se recuperaram, 63 estão em recuperação (com o vírus ativo no organismo) e oito infelizmente vieram a óbito. Há ainda 75 pessoas com sintomas aguardando resultado de exame e quatro pacientes internados – nenhum deles, porém, está entubado.
Desde a última segunda-feira (19), o Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus de Taquarituba iniciou um novo plano de combate à disseminação da doença na cidade. A coordenadora explicou que esse número total de casos aumentou significativamente em decorrência de uma intensificação na testagem da população recentemente.
Essas pessoas que estão sendo testadas estão passando pelo teste IgG/IgM, que detecta anticorpos no organismo, mesmo quando não há mais sintomas. Em caso de resultado positivo, por protocolo o sujeito precisa ficar três dias em isolamento.
Ainda de acordo com a responsável pelo setor de Saúde taquaritubense, as atualizações de segunda e de quarta-feira são as que mais chamam a atenção da população, pois são os boletins que recebem os resultados dos exames dos finais de semana, geralmente acumulados no decorrer dos dias, e apresentam aumentos significativos.
“Precisamos da colaboração de todos. Muitos municípios vizinhos também começaram a notar esse aumento no número de casos”, afirmou Natali durante transmissão ao vivo nesta manhã (assista abaixo). “A proporção é muito maior neste mês do que nos anteriores. Este mês é o que está sendo o nosso pico. Quando ele vai acabar depende de cada um de nós”, completou.
Com 397 casos de covid-19 no total, o município de Taquarituba tinha ultrapassado a marca de 300 confirmados na atualização do último dia 13. Foram quase 100 novos casos confirmados na cidade em um período de dez dias.