Começa nesta segunda-feira (24) a Semana do Rio Paranapanema, promovida por organizações ambientais para celebrar a importância desse rio para Piraju e região. O evento, geralmente recheado de ações de educação ambiental pela cidade de cerca de 30 mil habitantes, esse ano terá um formato diferente; em função da pandemia de covid-19, a programação em 2020 será remota.
O Movimento Panema Livre, a Organização Ambiental Teyquê-Pê, a YbyEco e a Secretaria do Meio Ambiente de Piraju apoiam o evento. Durante a semana (entre 24 e 29 de agosto) serão publicados vídeos de moradores da região contando porque se consideram do rio de Piraju. Serão verdadeiras declarações de amor, gravadas de forma caseira e colaborativa, em homenagem ao bem natural mais precioso da cidade.
Foi lançada uma página no Facebook nesta segunda (24), para divulgar a programação do evento no decorrer dos dias, e três faixas serão colocadas na ponte Engenheiro Nelson de Godoy. Outra ação interessante foi a elaboração de um filtro para a foto do perfil nas redes sociais com os dizeres “Eu sou do rio de Piraju”.
A diretora municipal de Meio Ambiente, Natalia Latansio, está escalada para participar de um bate-papo com transmissão ao vivo nas redes. Textos que serão publicados ao longo da semana abordarão assuntos importantes, como a posição das organizações em relação às hidrelétricas e o impacto que elas causam no meio ambiente, tema que será desenvolvido na próxima terça (25).
Na quarta (26), o assunto será o nível dos reservatórios, enquanto na quinta (27) – quando se comemora o dia do Panema – a página do evento receberá homenagens a um dos cursos de água mais importantes do estado e do Brasil, ao mesmo tempo em que ocorrerão ações presenciais, com número reduzido de pessoas.
A sexta-feira (28) será como um “esquenta” para o Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 19 de setembro, que este ano defende a realização de ações individuais em função da pandemia de covid-19. Nesse dia, a página oficial do evento falará a respeito dos resíduos.
Toda a programação será embalada pelos versos e acordes do artista local Paulo Viggu, compositor do seguinte verso, que se tornou trilha das ações promovidas pelos ambientalistas pirajuenses: “O rio daqui é meu, o rio daqui é seu. Mas gosto mesmo quando a água passa e vai embora”.
“É uma semana recheada de música, depoimentos e declarações. Recheada de amor mesmo, de pirajuenses e das pessoas que amam o nosso rio Paranapanema como sendo fundamental para o desenvolvimento e pro envolvimento da comunidade”, comentou Adriana Garrote, presidente da ONG Teyquê-Pê.
Ano passado, a Teyquê-Pê e o Panema Livre conversaram com moradores, instalaram uma ecobarreira no ribeirão Boa Vista, e também colocaram bituqueiras e placas de conscientização perto do rio.
Acompanhe as publicações da Semana do Rio Paranapanema na página oficial do evento.