Plantão Policial de Avaré. (Foto: Divulgação)
Plantão Policial de Avaré. (Foto: Divulgação)


A Polícia Civil de Avaré e região concluiu na terça-feira (28), com a realização do “Dia D”, sua participação na Operação Átria, idealizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cujo objetivo foi reprimir as mais diversas modalidades de crimes no contexto da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Realizada entre o final de fevereiro até esta semana, a operação resultou na prisão de mais de 40 pessoas, entre ações da Polícia Militar e da Polícia Civil, na área de atuação da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré, a qual compreende também outros 16 municípios, tais como Arandu, Cerqueira César, Itaí, Piraju e Taquarituba.

No que se refere ao trabalho exclusivamente de Polícia Judiciária, a Delegacia Seccional computou 54 denúncias anônimas apuradas, 96 vítimas atendidas, 65 diligências realizadas, três mandados de busca e apreensão cumpridos, 18 mandados de prisão cumpridos, entre outras atividades.

PUBLICIDADE

Sobre os demais dados compilados pela Polícia Civil, destacam-se ainda o número de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha (95 no total), fruto do trabalho de policiais civis que atenderam mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Outro dado relevante foi o número de boletins ocorrências registradas: 236 ao todo, tendo como natureza desde ameaças e crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), perseguição, até lesão corporal dolosa e outros delitos. Além disso, as delegacias instauraram 150 inquéritos para apurar a conduta dos autores.

PUBLICIDADE

A Operação Átria teve caráter nacional e contou com a participação das Polícias dos 26 Estados e Distrito Federal. Foi desenvolvida durante mais de 30 dias, tendo como pontos culminantes datas específicas nesse período.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as polícias civis de todos os Estados realizaram palestras e atividades de conscientização sobre o tema. O dia 21 de março foi a data escolhida para que as unidades policiais se reunissem para realizar o levantamento de mandados de busca e apreensão e de prisão para serem cumpridos no em 28, o “Dia D”.

PUBLICIDADE