A Delegacia de Polícia Federal de Marília deflagrou na manhã desta sexta-feira (7) a Operação Cozinheiro Fantasma, visando cumprir quatro mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação no município de Piraju, com a finalidade de se obter provas referentes à investigação de fraudes ao benefício do seguro desemprego.
A investigação teve início a partir de denúncia do Posto de Atendimento ao Trabalhador da cidade informando o ingresso de 14 requerimentos de seguro desemprego com indícios de demissões fraudulentas envolvendo uma empresa localizada em Osasco, o que gerou prejuízo de aproximadamente R$ 80.000,00 aos cofres públicos.
Durante as buscas, foram apreendidos telefones celulares, HDs de computadores e documentos, os quais serão analisados no interesse da investigação.
Os investigados responderão, no limite de suas responsabilidades, pelos crimes estelionato majorado (art. 171, § 3º, do Código Penal) e, eventualmente, pelo crime de associação criminosa (art. 288 do Código Penal).
O nome da operação decorreu da constatação de que os investigados nunca haviam desempenhado a função de cozinheiro indicada nos requerimentos de seguro desemprego apresentados ao PAT de Piraju.