Imagens de uma onça parda desorientada, correndo pelas ruas da cidade de Cerqueira César, rodaram o país na última terça-feira (1º), após o animal, que estava estressado, ter se encontrado com moradores da cidade, em um cenário que poderia ter sido muito pior do que realmente foi. No mesmo dia, o felino já estava de volta à natureza.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Avaré, trata-se de um macho, de 3 a 4 anos de idade. A onça, que corria pelas ruas do bairro Nove de Julho, região sul da cidade, machucou o focinho sem gravidade por tentar passar pelos portões das casas e entrou em um corredor de uma unidade de Saúde antes de esconder em uma construção.
Estiveram presentes na captura, além dos bombeiros, a Polícia Militar de Cerqueira César, a Polícia Ambiental e também os médicos veterinários do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais (CEMPAS) da Unesp, que por sua vez sedaram o animal com uma zarabatana – em função do local onde o felino estava, apertado e cheio de objetos, foram várias a tentativas de acertá-lo com o dardo tranquilizante. Após esse processo, ela foi colocada em um compartimento especial (veja no vídeo acima).
Por volta das 16 horas, a onça já tinha sido devidamente examinada e, em condições saudáveis, foi solta em uma área de mata localizada dentro de uma reserva estadual, em Águas de Santa Bárbara. Felizmente, ninguém se feriu.
Assista abaixo ao vídeo da soltura da onça parda. O portal G1 publicou imagens do processo de captura, clique aqui para assistir.