Participantes da oficina em Taguaí. (Foto: Divulgação)
Participantes da oficina em Taguaí. (Foto: Divulgação)


O município de Taguaí recebeu recentemente, no Centro Educacional Professor Ruy Gonçalves de Oliveira, a Oficina Cultural “Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto”, ação realizada através da parceria entre Prefeitura Municipal, Coordenadoria de Cultura e Pontos MIS.

Coordenador da oficina, Raphael Scire apresentou formas e ideias de como adaptar um texto, ficção ou não, para um roteiro audiovisual, diferenças de linguagens, as especificidades técnicas de um roteiro, o condensamento de personagens, a criação de recursos que estão subentendidos nas entrelinhas de um texto.

Também foi abordada a importância de se visualizar o que está sendo escrito, a força dos diálogos e a personalidade dos personagens.

PUBLICIDADE

Ao final da atividade, Raphael sugeriu aos participantes que fizessem uma adaptação de texto de forma livre, transformando em um roteiro de curta-metragem.

Coordenador de Cultura, o maestro Márcio destacou que a cidade está recebendo mensalmente oficinas culturais em parceria com o Pontos MIS, além das sessões de filmes que também são transmitidas todos os meses no Centro Educacional Ruy Gonçalves.

PUBLICIDADE

Raphael Scire é jornalista, autor do livro Crimes no horário nobre – um passeio pela obra de Silvio de Abreu (Giostri, 2013). Também dramaturgo, em 2012 teve sua peça Sucesso com C, sobre o universo de uma família pertencente à então classe C brasileira, selecionada pelo concurso Dramaturgias Urgentes, (Centro Cultural Banco do Brasil).

Como roteirista, em 2014, participou da equipe de criação do programa Tudo pela Audiência (Multishow), foi colaborador no documentário Lutando Para Vencer (2016) e assinou o roteiro de Laerte-se (2017), primeiro documentário original da Netflix no Brasil.

PUBLICIDADE