Sem chuva volumosa nos últimos meses, a quantidade de água na represa de Jurumirim continua baixando na região sudoeste de SP.
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nesta terça-feira (27) o volume útil da represa era de 22,42%.
No dia 22 de agosto, há uma semana, o nível das águas estava em 23,41%, quase 1% a mais que o registrado nesta terça-feira. No dia 25 de julho, o a capacidade da represa estava em 27,32%.
Além de Avaré, a represa banha diversos municípios, entre eles Cerqueira César, Piraju, Itaí, Taquarituba, Paranapanema e Angatuba.
Conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o menor volume útil registrado em dezembro de 2022 foi de 21,75%, em 11 de junho de 2023, o nível da água estava em 81%.
Moradores da região, principalmente os comerciantes que trabalham em lojas, restaurantes e hotéis, além daqueles que enfrentam a dificuldade de navegação na represa, relatam que já estão sentindo o impacto deste nível baixo de água. Preocupação que também abrange os impactos ambientais além da fauna e da flora locais.