Em janeiro, os moradores do Lar São Vicente de Paulo receberam as primeiras doses da vacina contra a covid-19.
Em janeiro, os moradores do Lar São Vicente de Paulo receberam as primeiras doses da vacina contra a covid-19. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)


A Prefeitura Municipal de Fartura, por meio da Coordenadoria de Saúde, informou que não houve a aplicação de doses vencidas de vacinas contra a covid-19 no município.

A divulgação da informação foi motivada pela publicação de uma matéria do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, cerca de 26 mil doses de vacinas da AstraZeneca teriam sido aplicadas após o vencimento em 1.532 municípios.

De acordo com a administração municipal, dentro dos protocolos de avaliação, a data de validade de todos os imunizantes em Fartura passou por uma rigorosa checagem: no recebimento, na distribuição e na aplicação da vacina.

PUBLICIDADE

A coordenadoria informou que a cidade recebeu o lote 4120Z001, com validade 29/03/21, no final de fevereiro. O mesmo lote foi utilizado até o dia 08/03/21.

Fartura também recebeu o lote 4120Z004, com validade até 13/04/21. A remessa chegou em janeiro e foi utilizado até o dia 03/02/21.

PUBLICIDADE

Neste momento, a Saúde farturense está fazendo um rastreamento das doses aplicadas, com a revisão de todos os lotes e vacinas cadastradas, inclusive para a detecção de eventuais falhas no momento do cadastro no sistema.

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (2), em Brasília, que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição.

PUBLICIDADE