As prefeituras de Fartura e de Taguaí, ao lado a FIT (Faculdades Integradas de Taguaí), firmaram parceria para promover um Mutirão de Limpeza do Ribeirão Fartura, no sábado (17), data em que se comemorou o Dia Mundial da Limpeza.
A engenheira ambiental Nanúbia Barreto, de Fartura, e o biólogo Giliardi Marinho, de Taguaí, organizaram o mutirão. A Sabesp também apoiou a realização. No total, 190 Kg de lixo foram retirados pelos voluntários da ação.
O prefeito de Fartura, Luciano Filé (PSDB), intermediou a limpeza, no entanto não pôde estar presente. “O Ribeirão é de extrema importância para nossa sobrevivência e a falta de preservação das margens também facilita no carreamento de lixo para dentro das águas, poluindo e trazendo prejuízos imensos à vida aquática”, disse.
Nanúbia informou que vários pontos foram visitados, desde onde é a captação de água em Taguaí até a área urbana de Fartura, onde havia a maior concentração de resíduos. Foram retirados plásticos, copos, garrafas PET, sacolinhas e até tecidos e televisões.
Para a Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, essa ação foi muito importante, já que todo o material, que deveria estar no processo de reciclagem, voltou ao seu ciclo, deixando de poluir o Ribeirão Fartura. O resíduo recolhido foi encaminhado para a triagem de materiais recicláveis. No total, o ribeirão possui 40 Km de extensão.
Participaram o prefeito de Taguaí, Edinho Fundão (PSDB); o coordenador do Curso de Agronomia da FIT, Professor Dr. José Guilherme; os coordenadores de Agricultura e Meio Ambiente de Fartura, Patrícia Garcia, e de Taguaí, Leandro Simi Pereira de Souza; e o coordenador de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Jonas Ferreira.
Nanúbia informou que os matérias descartados de forma irregular vão parar em bueiros e nos ribeirões, porém durante as fortes chuvas causam enchentes, já que impedem a passagem da água. A limpeza levou inúmeros voluntários a se unir. A participação dos alunos da FIT foi considerada de extrema importância para o sucesso da ação. A pequena Camila Vitória do Amaral Gomes se destacou ao ajudar e fazer um trabalho escolar sobre o tema, sendo bastante elogiada pelo aprendizado.
Alunos distribuem mudas de árvores
Nesta quarta-feira (21), comemora-se o Dia da Árvore e uma ação intersetorial está sendo programada pelas Coordenadorias de Agricultura e Meio Ambiente e da Educação, de Fartura. Trata-se da distribuição de mudas de árvores por alunos dos 4º anos das Escolas João Batista de Oliveira e Professor Miguel de Góes Vieira.
Os estudantes estarão na Praça da Matriz entregando mudas de árvores frutíferas, indicadas para arborização urbana e para reflorestamento de áreas degradadas e de nascentes. O cultivo das espécies é feito no Viveiro Municipal da prefeitura, e conta com todos os cuidados necessários para se tornarem árvores de porte.
Para retirar uma das mudas basta ir até a Praça das 8h às 16h. Em caso de chuvas, a distribuição será realizada na sexta-feira (23).