Na última quinta-feira (3), foi realizada uma reunião na sede do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa), em Piraju, na qual ficou definido que as aulas presenciais não retornarão neste ano nos 17 municípios que compõem ao consórcio neste ano de 2020.
Segundo uma nota técnica compartilhada pela Amvapa, “o conselho de administração da Amvapa e a Câmara Técnica da Educação – Amvapa Educa, em deliberação realizada em 3 de setembro, tendo em vista a Resolução Seduc 61/2020 que editou normas complementares sobre a retomada das atividades presenciais nas instituições de educação básica e como questão vai pra além da imprevisibilidade que um processo de retomada das atividades presenciais gerada do ponto de vista sanitário, perpassando também por outras questões como a financeira e a logística, decidiu-se por unanimidade pelo não retorno das atividades presenciais dos municípios consorciados.”
A entidade ainda destaca que os municípios deverão se munir de instrumentos que comprovem essa tomada de decisão, através de pesquisas e consultas públicas com a comunidade escolar e colegiados; informações da saúde (referências médicas, quantidade da ocupação de leitos, índices de estabilidade e proliferação do vírus); informações do Departamento de Assistência Social, com relato do trabalho realizado com crianças matriculadas na rede municipal e classificadas em situação de vulnerabilidade; e dados referentes aos procedimentos adotados em relação às atividades remotas das unidades escolares.
Segundo o site Itaponews, uma equipe técnica da associação está redigindo um decreto que será repassado à todos esses municípios, para formalizarem legalmente essa decisão em cada localidade.
- Leia também:
Toda a turma será isolada se um aluno testar positivo em SP
Governo de SP dá autonomia a municípios para seguir plano de volta às aulas
A coordenadora da Educação de Fartura, Jovana Leite Dognani, representou o município na reunião junto dos representantes do Conselho Municipal da Educação, Fernanda dos Santos Mendes (presidente) e Paulo Henrique (vice-presidente). Segundo a coordenadora, porém, a suspensão das aulas é apenas para o mês de setembro e em breve outra reunião deverá traçar a nova postura da entidade, provavelmente em caso de melhora nos quadros epidemiológicos.
“Dando continuidade aos trabalhos de estudo sobre a retomada das atividades presenciais, na sexta-feira, 4 de setembro, o Conselho Municipal da Educação se reuniu e entre os dados discutidos estavam o teor da reunião da Amvapa; os resultados das pesquisa realizadas juntos aos pais e responsáveis das escolas municipais; leitura e deliberações das resoluções estaduais, entre outros. Ficou decidido que no mês de setembro continuam suspensas as atividades presenciais. Foi marcada uma próxima reunião, dia 10, para mais deliberações do Conselho”, explicou Jovana.
Os 17 municípios que compõem a Amvapa são Águas de Santa Bárbara, Angatuba, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Paranapanema, Avaré, Piraju, Fartura, Itaberá, Itaí, Itaporanga, Manduri, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba e Tejupá.