Moradores de Taquarituba reclamaram da água marrom que saiu das torneiras nesta quinta-feira (19). A Sabesp informou que uma manutenção na Estação de Tratamento de Água afetou abastecimento no município.
Segundo a companhia, após detectar uma alteração pontual na situação da água bruta do manancial de captação que impactou a produção e distribuição de água no município, equipes de manutenção foram enviadas para realizar os ajustes necessários no sistema de tratamento.
A previsão é que os serviços de manutenção fossem concluídos até o final desta quinta-feira (19), com a normalização gradual do abastecimento no período da noite, podendo se estender pela madrugada desta sexta-feira (20).
Entretanto, nesta manhã muitos moradores foram às redes sociais para reclamar que o serviço ainda não havia normalizado.
“Sextou sem água aqui no bairro Pedro Barros, até o momento nada”, afirmou Andressa Almeida, candidata a vereadora nas eleições deste ano, em publicação no Facebook.
Em nota, a Sabesp reforçou que, durante esse período, podem ocorrer alterações no cheiro ou no padrão visual da água. No entanto, a empresa destaca que a água, mesmo com esse aspecto, estaria dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente.
A companhia ainda recomendou ao morador que identificar qualquer alteração na água entrar em contato com os canais oficiais da Sabesp, fornecendo endereço completo do imóvel, para que uma equipe fará avaliação e vistoria no local para solucionar a questão.
Por outro lado, o Portal do Sudoeste Paulista publicou que moradores afirmam que a água está barrenta e fétida, e que o problema de interrupções no fornecimento, além da água de cor marrom, vem se estendendo há cerca de um mês. Nas redes sociais, são numerosas as publicações reclamando da situação.