Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. (Foto: Flickr/Marcos Teixeira de Freitas)
Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. (Foto: Flickr/Marcos Teixeira de Freitas)


Durante esta semana, acontece a Semana Estadual de Mobilização de combate ao mosquito aedes aegypti, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde. O principal objetivo é aumentar o engajamento em ações voltadas para organizações públicas e privadas e a população para a prevenção da dengue, zika e chikungunya.

O tema é campanha é “Todo Dia é dia de Combater o Mosquito”. Segundo o estado, até meados de outubro, houve aumento de 184,6% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2021. Foram 909 óbitos confirmados em 2022.

Cidades da região estão participando também das ações de combate ao mosquito. Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, zika ou chikungunya) é importante procurar um Serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

PUBLICIDADE

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

O enfrentamento ao mosquito aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são:

PUBLICIDADE
  • Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
  • Retirar dos quintais objetos que acumulam água;
  • Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
  • Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso;
  • Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.

Coleta de pneus em Fartura

A prefeitura de Fartura promoverá a Campanha para Coleta de Pneus inservíveis, uma vez que são propícios para a procriação do mosquito. O ponto de entrega é no antigo Matadouro Municipal, na estrada Vicinal Caieiras. A ação será até o dia 26 de novembro. Para a entrega, basta procurar o morador do local para entregar os pneus das 8h às 16h.