A manchete divulgada nesta semana em sites da região de Fartura que têm como foco notícias policiais já era suficientemente apelativa: um ladrão – que logo nos primeiros parágrafos do texto já recebe a alcunha de “vagabundo” – foi pego dormindo na cama da vítima após roubar uma televisão, um celular e outros objetos da residência onde se encontrava.
De fato, é o que está escrito no boletim de ocorrência registrado na tarde desta quinta-feira (27) pela Delegacia de Polícia de Fartura, que ainda revela que o autor do crime é usuário de crack e vendeu a televisão a um terceiro por R$ 200, que inclusive acabou sendo detido também e precisou pagar R$ 1 mil de fiança por receptação.
Entretanto, como se não bastasse o apelo em torno da história que aconteceu em um bairro simples da região norte da cidade, o Bela Vista, circula na internet a mesma manchete aliada a uma imagem falsa de um rapaz negro, deitado em uma cama, como se o cenário se tratasse de um flagrante com foto, o que torna tudo ainda mais apelativo.
A polícia da cidade confirmou ao Portal 014 que a imagem é falsa, e que não houve tempo suficiente para que o ladrão fosse fotografado enquanto supostamente dormia. A foto escolhida para produzir a fake news, divulgada em perfis de “memes” nas redes sociais que não possuem compromisso nenhum com a verdade dos fatos, é de um rapaz negro.
Outra informação que não procede é a de que a dona do imóvel teria se deparado com o criminoso. De acordo com o B.O., o tio da mulher, que toma conta da casa, foi quem notou o indivíduo dormindo em um dos quartos e rapidamente foi percebido pelo suspeito, que fugiu na hora. Inclusive, o parente da dona do imóvel verificava as condições da residência porque a proprietária reside em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Foram furtados na ocasião uma TV 32 polegadas, um celular, um botijão de gás e uma torneira. Os pertences foram devidamente devolvidos à vítima e, após investigação dos policiais pelo bairro, o suspeito confessou o crime, foi detido e está à disposição da Justiça. Mas a imagem falsa, que indica que qualquer rapaz negro pode ser facilmente relacionado a um bandido (ou vagabundo), continua circulando pelas redes sociais como se tudo não passasse de uma piada de internet.