Equipe da Secretaria de Meio Ambiente lidando com o animal. (Foto: Reprodução)
Equipe da Secretaria de Meio Ambiente lidando com o animal. (Foto: Reprodução)


Na noite da última segunda-feira (6), por volta das 21 horas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cerqueira César recebeu um chamado inusitado: uma moradora acionou os serviços para o resgate de um jacaré, nas proximidades do bairro Jardim Tropical. Ela contou que o réptil estava ao lado de sua casa.

Diante do chamado, compareceram ao local o secretário de Meio Ambiente, Renan Lopes, o diretor de Agricultura e também biólogo, Tiago Godoi, e a diretora de Defesa Animal, Cibelle Nespechi.

Ao chegarem no local, a equipe da secretaria de Meio Ambiente realizou a captura e posterior soltura do réptil de aproximadamente 1,5 metro e com 20kg. O animal foi capturado (veja mais detalhes no vídeo abaixo) e devolvido ao seu habitat natural, garantindo a preservação da espécie.

PUBLICIDADE

De acordo com o biólogo Tiago Godoi, a espécie é um jacaré-de-papo-amarelo, de nome científico Caiman latirostris. O animal é um réptil crodoliano da família Aligatoridade e do gênero Cainan. A espécie é amplamente distribuída pelo sudoeste da América do Sul, ocorrendo em qualquer ecossistema associado às margens de rios, brejos, riachos e lagos.

O animal é um jacaré-de-papo-amarelo. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cerqueira César)

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os répteis são comuns na região.

PUBLICIDADE

O secretário Renan Lopes orienta a população que, ao se deparar com uma situação semelhante, é preciso acionar imediatamente a secretaria de Meio Ambiente pelos fones (14) 3714-2320 ou (14) 99721-8459 e evitar o manuseio do animal, tendo em vista a prevenção de acidentes.