
O município de Itaí participou recentemente do SP Produz (Programa Nacional de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais) – CPLs reconhecidas em 2024, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Na ocasião, a CPL (Cadeia Produtiva Local) da Lichia, oficializada no ano passado, passa a ser classificada como CPL Madura, o que pode atrair mais investimentos para a região.
O evento busca consolidar a política de desenvolvimento econômico estadual através das diretrizes e conceito de Cadeia Produtiva Local, buscando congregar todo o seguimento necessário ao desenvolvimento da vocação local e regional.
O prefeito José Ramiro (PSDB) explicou que o município tem se destacado na produção de lichia, tornando-se desde o ano de 2023 o maior produtor da fruta entregue nos CEASA nacional, e sendo responsável por 50% das exportações de todo o país.
A Associação Comercial local tornou-se gestora da CPL da Lichia do Alto do Paranapanema e o fruto desse trabalho resultou no reconhecimento e o selo de “CPL madura”, maior honraria dentre as classificações, qualificando a CPL a receber incentivos do governo estadual e promover o desenvolvimento de toda a Cadeia Produtiva Local referente a lichia.
“Os resultados altamente positivos na produção e exportação da fruta credenciam Itaí como a capital nacional da lichia, e com esse reconhecimento, novos projetos irão acontecer, especialmente a criação de um festival”, disse Ramiro, que destacou também a importância dos atores envolvidos na criação e grande sucesso da CPL da Lichia do Alto Vale do Paranapanema, dentre eles os produtores de lichias de Itaí e demais municípios vizinhos que integram a CPL.
Liderados pelo produtor Ricardo Soares, a própria Associação Comercial de Itaí (ACI) que é a gestora da CPL, o Sebrae-SP através do escritório regional de Ourinhos, a CATI de Avaré, a Casa da Agricultura de Itaí e Secretarias Municipais envolvidas.

“É um momento muito importante para nossa cidade e de grande alegria receber esse prêmio, pois consolida as ações que implementamos através do nosso Programa de Desenvolvimento Econômico Avança Itaí, que tem como objetivo atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento local e regional”, completou o prefeito.
CPL da Lichia
A CPL é uma rede de agentes do mesmo setor unidos para cooperar e crescer juntos. Sob uma governança comum, colaboram entre si com entidades público e privadas, contribuindo para o desenvolvimento local da sua região.
As CPL reconhecidas recebem apoio técnico para aprimorar e fortalecer suas atividades e, dependendo do grau de maturidade, podem receber recursos para os seus projetos de desenvolvimento. Os níveis de maturidade das CPL são: aglomerado produtivo; CPL em desenvolvimento; CPL consolidada; e CPL madura.
A região onde se encontra a CPL da Lichia do Alto Vale do Paranapanema é formada por 18 municípios: Angatuba, Arandu, Avaré, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Piraju, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba e Tejupá.
O edital das Cadeias Produtivas Locais foi lançado em julho pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e Ricardo foi quem inscreveu o projeto da lichia, com o apoio de outros produtores, da Associação Comercial de Itaí, e orientações de Natália Mitiko, do Sebrae-SP.

“Eu estudo cadeias produtivas no meu doutorado, pela Unicamp, e já tinha apresentado um projeto para representantes da prefeitura de Itaí sobre como eles poderiam ajudar no desenvolvimento da lichia. Depois disso, apresentei para o Sebrae-SP. Foi quando a Natália falou que apoiar os Aglomerados Produtivos Locais (nome antes usado pelo governo para designar as CPLs) era uma das vocações do Sebrae-SP e avisou sobre a abertura do edital. Ela tirou dúvidas e, em tudo que podia, ética e legalmente, ela ajudou muito”, contou Ricardo.
Itaí foi, em 2023, o maior produtor de lichias entre os municípios brasileiros que cultivam a fruta. Esta descoberta foi feita por Ricardo enquanto fazia o levantamento de dados para o projeto. A cidade liderou o ranking de comércio para a rede de Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Brasil, com 201.118 quilos.
Além disso, sete dos 18 municípios que fazem parte da CPL da Lichia respondem a 15,49% de toda a lichia in natura comercializada nas Ceasas. Ao todo, os 204 municípios produtores comercializaram mais de 2.185 toneladas desta fruta no país em 2023.