Secretaria do Meio Ambiente de Itaí recebeu a denúncia no último dia 16. (Foto: Divulgação)
Secretaria do Meio Ambiente de Itaí recebeu a denúncia no último dia 16. (Foto: Divulgação)


A Secretaria do Meio Ambiente de Itaí informou nesta segunda-feira (23) que, devido ao episódio recente em que foram encontrados peixes mortos no Ribeirão dos Carrapatos, acionou a Cetesb, que por sua vez esteve em vistoria no local recentemente.

A Cetesb não identificou nenhuma fonte externa de contaminação nos locais percorridos, mas creditou o cenário à baixa vazão do ribeirão, segundo o órgão decorrente da falta de chuvas nos últimos anos na região e no estado.

A prefeitura informou que a Sabesp faz análises diárias no reservatório de abastecimento e, duas vezes na semana, as amostras coletadas são encaminhadas para Itapetininga e São Paulo para análises mais detalhadas em laboratório credenciado e acreditado, conforme legislação vigente.

PUBLICIDADE

Até o momento não foi identificado nenhum resultado fora do padrão estabelecido pela legislação ou alteração na qualidade da água fornecida para a população.

A administração municipal informou ainda que está ciente do ocorrido e tomou possíveis providências junto aos órgãos estaduais competentes.

PUBLICIDADE

No dia 16 de agosto, a secretaria recebeu a denúncia sobre a morte dos peixes no ribeirão e acionou a Cetesb. A pasta oficiou o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), informando a baixa vazão do ribeirão e solicitando providências em relação ao uso da água no local.

O Ribeirão dos Carrapatos nasce em Itapeva, faz a divisa natural dos limites do município (à noroeste) e Itaí (ao sul), e corta o município e a zona urbana de Itaí, sendo o responsável pelo abastecimento hídrico das residências da cidade itaiense. Desemboca na margem direita do rio Taquari, próximo à foz do Taquari na Represa de Jurumirim.

PUBLICIDADE