Especialistas apontam que a modernização tecnológica do campo e a afirmação da equidade de gênero aumentam a presença das mulheres no setor. (Foto: Divulgação via Poder 360)
Especialistas apontam que a modernização tecnológica do campo e a afirmação da equidade de gênero aumentam a presença das mulheres no setor. (Foto: Divulgação via Poder 360)


A iniciativa “Mulheres, Descubram-se no Campo” da Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o Sebrae-SP, chega a mais um município paulista na tarde desta quarta-feira (14). Desta vez, a cidade de Piraju vai receber o projeto que leva a produtoras rurais empoderamento, estímulo ao empreendedorismo e troca de experiências.

O evento acontece às 17h, no Restaurante Bar Original Fecapi Piraju, na avenida Vereador Eduardo Cassanho, em Piraju. A iniciativa tem duração média de três horas e é o primeiro de uma série de três módulos, com apoio de Sindicatos Rurais, prefeituras e entidades locais, destinados a oferecer informações e troca de experiências essenciais para o desenvolvimento de novas empreendedoras rurais.

A vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, destaca a importância do primeiro módulo como ponto de partida para o empreendedorismo rural.

PUBLICIDADE

“O módulo apresenta ideias e informações cruciais para os negócios”, afirma. Em sua palestra, Juliana aborda um tema fundamental para as mulheres: o “Protagonismo Feminino – Do Empreendedorismo ao Acesso a Crédito no Campo”.

Além de Juliana, Adriana Menezes, coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro, falará sobre as ações da Faesp em apoio às mulheres do campo. Completando a programação, Ana Luisa Carvalho, da Ong Orientavida, trata do tema “Amar é se Cuidar” e a analista de negócios do Sebrae-SP Viviane Mariano Orlandi faz a palestra “Descubra-se”.

PUBLICIDADE

Após o primeiro módulo, o projeto continua com o segundo módulo: “Mulheres, é tempo de semear”, e finaliza com o terceiro módulo: “Mulher, é tempo de colheita”, encerrando o ciclo de capacitação e fomentando novas lideranças femininas no setor.

No Brasil, há 5 milhões de propriedades rurais, das quais 19% são chefiadas por mulheres. A Comissão Semeadoras do Agro atua para conscientizar essas mulheres sobre sua relevância e capacidade de liderança na produção rural.

PUBLICIDADE

O evento contará com a presença do presidente do Sindicato Rural de Piraju, Luiz Otávio Motta, do gerente do Sebrae-SP – ER Ourinhos, Leandro Lourenço da Silva e de autoridades locais.