Imagens de um incêndio na Ponte Pênsil Alves de Lima, localizada sobre o Rio Paranapanema, entre as cidades de Chavantes (SP) e Ribeirão Claro (PR), tomaram conta das redes sociais de moradores da região na manhã deste sábado (7).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros da cidade de Jacarezinho (PR), o fogo teve início por volta das 5h30 de hoje. Ainda estão sendo apuradas as causas do incidente, mas há indícios de que a ação tenha sido criminosa.
Conhecida também como Ponte Pênsil de Chavantes, a estrutura completa 100 anos no próximo dia 4 de dezembro. A ponte construída em 1920 tem 149 metros de extensão e um vão suspenso de 82 metros.
Foi tombada em 1985 como bem cultural de interesse histórico e tecnológico pelo Governo do Estado de São Paulo através do Condephaat e, em 2001, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico do Paraná.
A ligação foi restaurada no ano de 2011 pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que também construiu ao lado uma ponte de concreto. No mesmo ano, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) suspendeu o tráfego de veículos na ponte.
Nas redes sociais, páginas e veículos de imprensa locais lamentavam o ocorrido e lembravam de que a estrutura passou por diversos conflitos armados na região durante a primeira metade do século XX, e por uma enchente no ano de 1983. Além do incêndio deste fim de semana e da enchente, a estrutura foi já havia sido destruída em outros dois momentos: em 1924, durante a Revolução Paulista, quando a cidade de Chavantes foi invadida; e em 1932, durante a Revolução Constitucionalista.
Veja no vídeo abaixo como ficou a ponte pênsil após o incêndio: