Na tarde deste domingo (8), um incêndio de grandes proporções devastou grande parte das instalações da empresa Frangos Pioneiro, localizada no município de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro do Paraná.
O incidente paralisou a região e causou comoção entre os moradores e funcionários da empresa, uma das maiores empregadoras da área e fornecedora de produtos para muitas cidades da região.
Segundo informações apuradas pela reportagem do site agrimidia.com.br, o fogo começou e se espalhou rapidamente devido à presença de materiais inflamáveis na estrutura da fábrica.
A brigada de incêndio da própria empresa foi a primeira a chegar ao local, mas o calor intenso e a rápida propagação das chamas dificultaram os esforços de combate.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou entre as 13 e 14 horas. Equipes de cidades da região, como Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina e Quatiguá, foram ao local para combater as chamas.
O incêndio, que a princípio já havia sido parcialmente controlado em alguns setores, acabou voltando com força em determinado momento, atingindo a área de armazenagem de papelão e tornando a situação ainda mais crítica.
Os bombeiros ainda informaram que protegeram o prédio administrativo e a câmara fria da indústria, setor onde um há um reservatório de amônia, produto considerado perigoso e tóxico. A corporação ainda informou, na noite de ontem, que não havia mais risco de explosão.
Empresa se manifesta
Pelas redes sociais, o Grupo Pioneiro, responsável pela indústria atingida, confirmou que não houve feridos e que não havia atividade regular na unidade no início do incêndio. Veja a nota:
“Informamos que, na data de hoje, por volta das 13h, ocorreu um incêndio em nosso abatedouro localizado em Joaquim Távora-PR. No momento do incidente, não havia atividade regular na unidade, e felizmente, não há registro de feridos.
Os bombeiros e órgãos de apoio estão presentes no local e trabalhando diligentemente para controlar as chamas. A segurança de nossos colaboradores e da comunidade é nossa prioridade máxima, e estamos colaborando plenamente com as autoridades para garantir que a situação seja resolvida o mais rápido possível.
Agradecemos a compreensão e o apoio de todos neste momento difícil. Manteremos a comunidade informada sobre quaisquer desenvolvimentos adicionais.”
Orações
Na manhã desta segunda-feira (9), colaboradores, comerciantes, parceiros e amigos de funcionários e integrantes do Grupo Pioneiro se reuniram em frente ao abatedouro para uma ação de solidariedade à empresa, com orações e demonstrações de fé.
“Agradecemos imensamente a todos pela solidariedade e união demonstradas. O compromisso e a fé de vocês nos darão forças para superar este desafio juntos”, publicou a empresa em suas páginas oficiais nas redes sociais.