Um vídeo que mostra a água do Rio Guareí com coloração preta, e textura diferente do normal, chamou a atenção nas redes sociais. A filmagem foi feita por um morador da cidade de Guareí, no interior de São Paulo, e foi destaque no Terra e no G1.
Segundo relatado pelo morador, a mudança na cor da água se deu pelo despejo irregular de dejetos no leito do córrego. A filmagem foi feita na sexta-feira passada (26) e viralizou no decorrer desta semana.
Nas redes sociais, uma página de moradores da cidade escreveu que a situação estaria ligada à falta de tratamento adequado do esgoto do Matadouro Municipal. A poluição do rio pode representar risco à floresta local, animais e também à população.
Em nota, a Cetesb informou que uma equipe técnica da Agência Ambiental de Itapetininga vistoriou na quarta-feira, 31, vários pontos do Rio Guareí. Foi constatada alteração da cor, mas sem identificação da fonte. Mais vistorias serão realizadas pela equipe local da Cetesb em novos pontos, com a finalidade de identificar a fonte emissora e responsabilizações, segundo o órgão.
A Sabesp informou que não faz captação de água no Rio Guareí, e que a captação da Companhia ocorre no córrego Areia Branca. O abastecimento segue normalmente no município e todos os sistemas estão operando normalmente.
“A Sabesp acrescenta que monitora constantemente a qualidade da água captada e todas as etapas de tratamento, seguindo sempre os parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde e realizando análises diárias com rigorosos controles em todo sistema”, disse por meio de nota.
O Terra tentou contato com a prefeitura de Guareí, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para manifestações.
O Rio Guareí é um afluente do Rio Paranapanema, que nasce no município de Guareí, atravessa Angatuba e deságua no Rio Paranapanema, próximo à ponte da Rodovia Raposo Tavares, (SP-270), na região da cidade de Paranapanema.