Região está localizada na parte inferior do Rio Paranapanema. (Foto: Earth Observatory/Nasa)
Região está localizada na parte inferior do Rio Paranapanema. (Foto: Earth Observatory/Nasa)

Uma imagem divulgada pela Estação Espacial Internacional (ISS) mostra boa parte do estado de São Paulo, incluindo a região do município de Fartura e as duas grandes represas que banham as cidades (confira as indicações nas imagens abaixo). A foto foi divulgada pelo site Earth Observatory, da Nasa.

O reflexo da luz do Sol, inclusive, destaca os principais cursos de água do estado de São Paulo. É possível ver com detalhes os rios Paranapanema, Paraná e Tietê, além do norte do estado do Paraná. As cidades da região estão entre as represas de Chavantes e Jurumirim, ao “sul” do Paranapanema – a área inferior da imagem, onde está o oceano, fica na verdade ao leste.

Da cidade de Santos ao Rio Paraná são 600 km de distância. (Foto: Earth Observatory/Nasa)

Outro detalhe que não escapa aos olhos é o fato de existir uma grande nuvem de fumaça (smoke, em inglês) no horizonte da imagem. Isso acontece porque a foto foi tirada em agosto do ano passado, época em que as que queimadas da região da floresta Amazônica foram tão intensas que uma fumaça enorme cobriu a região sudoeste no dia 19 daquele mês.

PUBLICIDADE

O contraste com superfícies de terra escura causa perda de detalhes em áreas urbanas, como a região metropolitana de São Paulo, que, com seus 30 milhões de habitantes, fica quase toda obscurecida.

É possível ver também a região litorânea e o Oceano Atlântico. A distância entre a cidade de Santos e o Rio Paraná é de cerca de 600 km.

PUBLICIDADE
Região da cidade de Fartura em destaque. (Foto: Earth Observatory/Nasa)
Mapa indicando a localização da mesma região. (Foto: Reprodução/Google Maps)