Em mais de 5,5 mil municípios, sendo mais de 600 deles no estado de São Paulo, os recenseadores do IBGE fazem um trabalho de pesquisa que ajuda a traçar um perfil de todos os brasileiros. O IBGE quer chegar a cerca de 90 milhões de endereços, principalmente na zona rural.
O censo quer saber como as pessoas da zona rural do estado vivem, e qual a média de idade, renda e escolaridade desses moradores.
Arlindo de Abreu mora há duas décadas no mesmo lugar, no bairro Ortizes, em Piedade (SP). Na casa dele, moram quatro pessoas.
O construtor usa o espaço do terreno que tem menos de 500 metros quadrados para plantar. Os alimentos servem para o consumo da própria família e para complementar a renda que caiu pela metade depois da pandemia de coronavírus.
Com as informações coletadas pelo IBGE, o poder público pode definir ações para o desenvolvimento de cada região. Em Piedade (SP), o censo de 2022 é feito por 36 pessoas.
Os recenseadores usam uniforme, com um crachá de identificação e um dispositivo do IBGE, o que é importante para garantir o trabalho e demonstrar segurança aos moradores que vão participar do censo.