Medidas internas serão tomadas para garantir toda a assistência necessária à população abrangida pelo HCFMB. (Foto: Divulgação)
Medidas internas serão tomadas para garantir toda a assistência necessária à população abrangida pelo HCFMB. (Foto: Divulgação)


Frente ao fluxo intenso de internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19 vindos de todas as cidades que compõem a DRS VI Bauru nos últimos dias, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), instituição reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo como hospital referência para tratamento de casos graves da covid-19, comunicou que atingiu no domingo (17) a sua ocupação máxima nos leitos de UTI.

A UTI covid-19 do HCFMB é formada por 24 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde e 6 leitos mantidos com recursos próprios do HC, que contarão com o aporte financeiro da Secretaria de Estado da Saúde enquanto aguardamos a resposta dos pedidos de habilitação destes leitos. “Desta forma, não temos mais condições viáveis para a abertura de novos leitos de UTI”, diz a nota. “Diante desta situação, medidas internas serão tomadas a partir de hoje, para garantir toda a assistência necessária à população abrangida pelo HCFMB.”

Dentre outras medidas, estão a criação de uma Unidade de Cuidados Intermediários para covid-19, utilizando leitos das enfermarias do HCFMB, onde serão internados pacientes que precisam de cuidados específicos e que que aguardam leito de UTI, além da reabertura imediata do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), onde serão atendidos pacientes portadores de outras patologias (covid negativos).

PUBLICIDADE

Essas medidas visam facilitar o fluxo de pacientes na UTI, gerando uma maior rotatividade de vagas. “Seguiremos as orientações da CROSS e da DRS VI Bauru caso não consigamos disponibilizar leitos de UTI-COVID mesmo com estas medidas”, continua a entidade.

Todas estas ações serão comunicadas oficialmente à DRS VI Bauru e à Secretaria De Estado da Saúde, para garantir recursos financeiros suficientes neste momento sem desequilibrar ainda mais o financiamento do HCFMB.

PUBLICIDADE

O hospital ainda agradeceu o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Botucatu, demais cidades do Polo Cuesta, da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Famesp, da DRS VI Bauru e da Secretaria de Estado da Saúde.

O HC também pediu novamente a todos que mantenham os cuidados essenciais, como o uso de máscara, álcool gel e que evitem aglomerações. Com essas medidas, cuidamos da nossa saúde e do próximo. “A conscientização é o nosso maior apoio neste momento”, concluiu.

PUBLICIDADE
A vacina do Instituto Butantan chega nesta segunda (18) a Botucatu. (Foto: Divulgação)

HC recebe primeiras vacinas nesta segunda (18)

Após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o Governo do Estado de São Paulo anunciou o início do Plano de Imunização contra a covid-19 neste domingo (17).

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está entre os seis primeiros hospitais referência no tratamento de casos graves da covid-19 do estado que receberão as primeiras doses da vacina nesta segunda (18), conforme anunciado em coletiva de imprensa pelo governador João Doria (PSDB).

O hospital foi selecionado para a fase prioritária da vacinação por ser hospital-escola regional, com maior fluxo de pacientes em suas áreas de atuação. As equipes multiprofissionais do hospital já trabalham com um plano de vacinação que será iniciado ainda nesta semana, e que prioriza a aplicação das primeiras doses aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19. Cerca de 3 mil servidores devem ser vacinados no HC, além dos contratados pelas empresas terceirizadas.