Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). (Foto: Viva Filmes/Divulgação)
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). (Foto: Viva Filmes/Divulgação)

A informação de que os leitos das referências regionais estão com sua capacidade de lotação máxima viralizou recentemente nas redes sociais de cidadãos e profissionais da área de saúde de cidades da região. Frente a essas notícias, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) emitiu uma nota pedindo à população que acompanhe os dados oficiais, como os divulgados pela própria instituição em seu site e redes sociais.

O hospital frisou que a disponibilidade de leitos e a evolução de pacientes acometidos pela covid-19 são divulgadas exclusivamente pela instituição e pela prefeitura de Botucatu. “A divulgação de dados não oficiais pode não traduzir a situação real da capacidade hospitalar do HCFMB para o enfrentamento da covid-19, além de gerar instabilidade e insegurança aos cidadãos que necessitam de atendimento e internação hospitalar”, afirmou a assessoria de imprensa do HCFMB em seu comunicado.

De acordo com o informativo emitido pelo Hospital das Clínicas de Botucatu referente à última quarta-feira (29), a taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria chegou a 86% – dois dias antes, estava em 73%. Na tarde desta sexta-feira (31), o novo boletim informava que esse índice caiu para 80% (confira abaixo).

PUBLICIDADE
Boletim do HC de Botucatu desta sexta-feira (31). (Foto: Divulgação)

Em decorrência da ação de um grupo fortemente armado em agências bancárias da cidade na madrugada, não houve atualização desses dados nesta quinta (30). O hospital ainda cancelou todas as consultas e cirurgias eletivas agendadas para o dia e pediu para que a população não vá ao local a não ser em caso de extrema necessidade.

A informação de que as cidades referências Avaré e Botucatu estavam sem vagas para leitos ganhou força após alguns pacientes das cidades da região serem transferidos para Ourinhos. Em contato com o Portal 014, Miguel Chibani, provedor da Santa Casa de Avaré, explicou que a entidade possuía até a tarde da última quinta (30) sete dos dez leitos de UTI ocupados e todos os dez leitos de enfermaria em uso – equivalente a uma taxa de 80% de ocupação. Segundo Chibani, muitos desses pacientes são de outros municípios da região. No total, há 20 leitos para o tratamento da covid-19 em Avaré.

PUBLICIDADE


*[ATUALIZAÇÃO] – Inicialmente, a manchete desta notícia dizia “Com 86% de ocupação de UTI, Hospital de Botucatu pede atenção aos dados oficiais”. Alteramos o título e o texto, uma vez que a taxa de ocupação corresponde aos leitos de enfermaria e UTI. Atualizamos também a taxa de ocupação dos leitos em Botucatu, no momento de 80%, segundo o boletim divulgado nesta sexta (31).