Na última quarta-feira (16), um morador do bairro Triunfo, zona rural de Fartura, foi encontrado sem vida por um vizinho.
Segundo informações obtidas com a Polícia Civil da cidade, o senhor Olicioni Candido, 59 anos, estava com fios e alicate na mão, o que leva à constatação de que morreu após ter recebido uma descarga elétrica quando instalava uma bomba d’água. Não havia sinais de violência.
Além da Polícia Civil, os peritos da Polícia Técnica de Avaré estiveram no local, conhecido como “Sítio do Osvaldinho Barbosa”, nas margens da represa, onde o corpo foi encontrado. Olicioni Candido era natural de Guaratinguetá e morava sozinho na cidade farturense.
Veja algumas medidas para previnir choques elétricos
Está com o corpo molhado e o chuveiro elétrico ligado? Não mude a chave de temperatura (quente/frio). Antes de fazer a troca desligue o chuveiro primeiro. Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo molhado.
Avistou um fio elétrico caído no chão? Não pise nele, principalmente se a queda foi consequência de uma tempestade.
Precisa trocar uma lâmpada? Toque apenas na extremidade do suporte (de porcelana ou plástico) e no vidro da lâmpada elétrica.
Tem crianças em casa? Vede todas as tomadas com protetores especiais ou um pedaço de esparadrapo largo.
A pipa enroscou nos fios? Não tente tirá-la. Faça outra pipa. Jamais tente resgatá-la utilizando canos, vergalhões ou bambus.
Um cabo de energia caiu em cima do seu carro e você está dentro do veículo? Não saia do veículo, pois você pode tomar um choque. Se por algum motivo o veículo estiver pegando fogo, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais distante possível, sem tocar a lataria do carro.
Você avistou um veículo que está com um cabo de energia caído em cima? Não encoste no veículo, pois ele poderá estar energizado. Não tente socorrer as vítimas que estiverem em contato com fios partidos, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.