O governador João Doria (PSDB). (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)
O governador João Doria (PSDB). (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)


O governador João Doria (PSDB) e o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) autorizaram nesta segunda-feira (28) a instalação de mais 20 unidades do Poupatempo em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. Desde o início do plano de expansão anunciado em agosto de 2020, 70 postos foram criados pelo Governo de São Paulo.

“Mais do que dobramos a expectativa de novos Poupatempos e vamos fazer mais. Esses novos postos do Poupatempo começam a operar oferecendo mais de 130 serviços à população. Isso é a ampliação de um serviço que é marca registrada no estado de São Paulo”, disse Doria.

No entanto, nenhum dos municípios contemplados faz parte da região sudoeste de SP. No início do mês, as cidades de Itararé e Santa Cruz do Rio Pardo foram beneficiadas.

PUBLICIDADE

Entre os municípios beneficiados estão Batatais, Cajamar, Capivari, Ibiúna, Itupeva, Mairiporã, Mirassol, Novo Horizonte, Orlândia, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Pitangueiras, Poá, Presidente Venceslau, Promissão, São Joaquim da Barra, Ubatuba, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista e Vinhedo.

Juntas, as 20 unidades irão beneficiar mais de 1,3 milhão de habitantes e realizar 3,3 mil atendimentos diariamente, com o padrão de qualidade e eficiência do programa, reconhecido como o “Melhor Serviço Público de São Paulo”. O investimento do Estado nos projetos será de R$ 3 milhões.

PUBLICIDADE

“Estamos celebrando com o Poupatempo a boa política em parceria com as prefeituras. Cada um destes postos vai ser instalado graças ao apoio das prefeituras, que vão poder incluir os serviços municipais nesses Poupatempos de última geração”, afirmou Rodrigo Garcia, que também é secretário de Governo.

Os novos postos compõem o plano de expansão do governo paulista, anunciado em agosto de 2020, e que já autorizou outras 50 unidades em diferentes localidades. “Com os anúncios de hoje, o Poupatempo já está autorizado a chegar em mais 70 cidades, oferecendo comodidade e segurança à população, que poderá contar com atendimento de excelência em um só lugar”, disse André Arruda, presidente da Prodesp.

PUBLICIDADE

As implantações serão feitas em parceria com as prefeituras e contarão com estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nos postos de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidos para o projeto piloto.

“O novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade, graças à integração com o Detran. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta”, afirmou Neto Mascellani, Diretor-Presidente do Detran.SP.

Além dos serviços do Detran.SP, as novas unidades também irão oferecer os do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, da Secretaria Estadual da Educação e das prefeituras.

Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a COVID-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. Basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br, o aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.

Em Fartura

No início de fevereiro, o prefeito de Fartura, Luciano Filé (PSDB) e o vice-prefeito, Pedro Langeli (PDT), estiveram em São Paulo, reunidos com Murilo Macedo, diretor de Sistemas e Serviços ao Cidadão da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Na ocasião, eles protocolaram oficialmente um estudo sobre a necessidade da instalação de uma unidade do Poupatempo-SP no município farturense.

O órgão atenderia os municípios da microrregião do sudoeste do estado de São Paulo. A unidade mais próxima está localizada a cerca de 100 km da cidade, nos municípios de Ourinhos e Avaré, além da nova unidade em Santa Cruz do Rio Pardo, a aproximadamente 85 km de distância, em percurso que também leva mais de uma hora.