Em uma das manhãs mais geladas deste ano de 2021, as cidades da região sudoeste de São Paulo marcaram temperaturas abaixo de zero neste início de sexta-feira (30), e moradores se depararam com um cenário muito raro, de uma paisagem totalmente modificada pelo frio.
Segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), o município de Manduri registrou a mínima de -3,9ºC pela manhã.
Os termômetros em Taquarituba e Paranapanema marcaram -1,6ºC. Em Itaberá, a mínima foi de -1,1ºC e, em Sarutaiá e Piraju, ficaram com temperaturas de 0ºC.
O tempo gelado é resultado de uma massa de ar frio polar que chegou ao Brasil na quarta-feira (28). Segundo meteorologistas, o frio intenso deve continuar neste fim de semana, e a massa de ar só vai dar uma trégua a partir da próxima semana, com um aumento gradual das temperaturas.
Em Fartura, de acordo com o produtor rural Álvaro Ribeiro, no bairro Lageado estava 0ºC às 7 horas da manhã. Em sua fazenda, uma parte da lavoura de café foi prejudicada pela geada.
O frio intenso tem levado alguns produtores a tomarem providências para tentar amenizar os efeitos da geada nas lavouras.
De acordo com a Folha de S. Paulo, os prejuízos com as geadas podem levar ao aumento do preço de diferentes produtos e a uma inflação de 7% no ano.