Uma operação de fiscalização com participação de auditores de Marília e Ribeirão Preto interditou uma empresa empacotadora em Piraju e apreendeu três toneladas de café.
A vistoria uniu o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Vigilância Sanitária de Piraju e o Departamento de Engenharia da cidade.
O estabelecimento empacotava café torrado e moído daquele município. Mas, segundo os fiscais, estava funcionando fora das condições higiênicas e sanitárias que a lei exige. Além disso, apresentou problemas em documentos. A interdição foi da Vigilância de Piraju.
Foram os auditores fiscais que, inclusive, identificaram as condições inadequadas antes de acionar a ação conjunta om a Vigilância Sanitária
O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério ainda apreendeu o café e encaminhou amostras para análise da qualidade do produto.
A análise vai considerar, primordialmente, os parâmetros previstos na Portaria 570/2022 que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado.
O nome da empresa ficou em sigilo e só será divulgado após a finalização do processo administrativo aberto no Mapa, assegurando o direito de defesa ao empacotador.
Consumidores que desconfiem de fraude em produtos de origem animal ou vegetal podem fazer denúncias na Plataforma Fala BR, no site do Mapa.
Não é necessário se identificar e as denúncias facilitam as fiscalizações do Ministério.