Terrenos sujos podem ser criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue. (Foto: Divulgação)
Terrenos sujos podem ser criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue. (Foto: Divulgação)


O setor de Fiscalização de Fartura lançou mais uma vez um alerta importante para os proprietários de terrenos no município: a negligência na manutenção dessas áreas pode não apenas colocar em risco a saúde dos moradores do entorno, mas também resultar em implicações legais sérias.

Terrenos sujos, cheios de entulhos e com mato alto não são apenas uma questão estética, mas representam ameaças reais à saúde pública.

Além disso, essas áreas muitas vezes servem como criadouros de animais peçonhentos, incluindo escorpiões, que podem causar sérios problemas de saúde e até mesmo risco de morte se picarem crianças ou idosos.

PUBLICIDADE

A área de Fiscalização da prefeitura farturense alerta que, após orientações e notificações, proprietários que não cumprirem essas normas estarão sujeitos a autuações e multas.

A multa estabelecida para terrenos sujos ou com entulhos é equivalente a 2 UFM (Unidades Fiscais Municipais) por metro quadrado, atualmente totalizando R$ 4,11 cada unidade.

PUBLICIDADE

Se o proprietário não cumprir com a obrigação após a notificação, a prefeitura poderá tomar medidas para providenciar a limpeza do local, e as despesas decorrentes serão lançadas em nome do proprietário.

É importante destacar que o mato não deve ultrapassar 30 centímetros, e esses terrenos não podem ser utilizados como depósitos de entulhos em nenhuma circunstância.

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de Fartura enfatiza que o uso de defensivos agrícolas e agrotóxicos também não é permitido nesses locais. Os proprietários que tiverem dúvidas sobre os requisitos de limpeza ou precisarem de orientações adicionais podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (14) 3308-9327.