O filhote foi encaminhado para o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens da Unesp, em Botucatu. (Foto: Corpo de Bombeiros)
O filhote foi encaminhado para o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens da Unesp, em Botucatu. (Foto: Corpo de Bombeiros)


Um filhote de veado-campeiro foi resgatado ao ser encontrado sozinho em uma área de pasto, em Cerqueira César, na noite desta quinta-feira (13).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um morador localizou o animal próximo à casa dele, que fica entre a área urbana e a área rural da cidade.

Ao notar que o filhote estava desacompanhado da mãe e não conseguia sair do local, o homem acionou os bombeiros.

PUBLICIDADE

O bichinho foi acolhido e levado para o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens da Unesp (Cempas), em Botucatu (SP), onde segue sob monitoramento.

Filhote de veado-campeiro resgatado em Cerqueira César. (Foto: Corpo de Bombeiros)
A gestação do cervo dura cerca de 7 meses e dá à luz um filhote por vez, que pesa cerca de 2 quilos. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Veado-campeiro

O veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) é um cervídeo de porte médio, medindo até 120 centímetros de comprimento e pesando cerca de 40 quilos. Os machos são um pouco mais pesados e apresentam chifres com três pontas. São animais de hábitos diurnos e pouco sociais.

PUBLICIDADE

O animal é um pastador-podador, alimentando-se de inúmeras espécies vegetais, principalmente gramíneas, incluindo cultivos agrícolas. Seus predadores são a onça-pintada e a onça-parda, e filhotes podem ser predados pela jaguatirica e pelo lobo-guará.

A maturidade sexual da espécie é alcançada com 14 meses de idade em média. (Foto: Fabio Rage/Flickr)

A espécie não é considerada ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), mas está classificada como criticamente em perigo em alguns locais, como no Uruguai, e nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

PUBLICIDADE