Durante o feriado de Proclamação da República, comemorado nesta quarta-feira (15), parte da população do município de Fartura passou a maioria do dia sem água e em algumas localidades sem energia elétrica.
Logo no início do descanso, a população local foi avisada pela Sabesp via SMS que haveria interrupção no abastecimento de água durante o feriado, e que a previsão para a normalização do serviço era somente para o período da noite.
Durante o restante do dia, bairros como a Colina Verde e áreas da Vila Nova ficaram sem energia elétrica, em situação que perdurou da faixa das 15h até perto das 18h. As residências nestas localidades, além de casas em bairros localizados em outras regiões da cidade, como a Morada do Sol, de fato ficaram sem água até o período da noite.
A energia ainda oscilou na cidade em áreas mais afastadas do centro, como o Jardim da Serra, perto das 23h30. Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, era comum a incredulidade dos moradores com os problemas estruturais. Não choveu nesta quarta (15), diferentemente dos últimos dias.
Profissionais e produtores locais também relataram ter tido prejuízo durante o período em que faltou água e/ou luz. Uma propriedade rural localizada na Barra Grande ficou quase 24 horas sem energia, o que impactou diretamente a produção da fazenda. Na tarde desta quinta (16), bairros farturenses registraram falta de água novamente.
Calor intenso
A cidade de Fartura registrou temperatura perto dos 40ºC nesta quarta-feira (15), e a máxima para esta quinta-feira (16) será de 38ºC, enquanto para a sexta-feira (17) é de 39ºC, segundo previsão do Climatempo.
A temperatura deverá continuar alta até o próximo sábado (18), quando a máxima deverá ser de 35ºC. No entanto, a partir de domingo (19), o calor deverá diminuir no município farturense, muito em função das chuvas que deverão cair na região.
A Defesa Civil farturense chegou a emitir um alerta antes do feriado em relação ao forte calor, após comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta vermelho prevê a possibilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, representando riscos à integridade física e até mesmo à vida humana. Diante desses cenários, a população deve adotar cuidados essenciais para enfrentar as condições adversas.
Entre as recomendações do Inmet, estão beber bastante líquido, evitar a prática de exercícios em horários de temperatura elevada, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, utilizar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.
Fartura, bem como toda a região sudoeste de SP, enfrentou recentemente fortes chuvas, com rajadas intensas de ventos, que foram responsáveis por uma série de danos. Em Taquarituba, o último dia da Facita 2023 precisou ser cancelado em função do temporal.