Fiscalização realizada na cidade de São Paulo no último fim de semana. (Divulgação/Governo do Estado de SP)
Fiscalização realizada na cidade de São Paulo no último fim de semana. (Divulgação/Governo do Estado de SP)


A equipe da Vigilância Sanitária (VISA) de Fartura tem trabalhado intensamente para coibir aglomerações e evitar maior disseminação de covid-19 no município. De acordo com o supervisor da VISA, José Mauro Rodrigues Bueno, entre a sexta-feira (26) e o domingo (28), 86 denúncias foram atendidas recebidas através do Disque Denúncia – Combate ao Coronavírus.

José Mauro informou que a equipe percorreu todos os lugares indicados. “Encontramos algumas pessoas com o som alto e fizemos as orientações”, cita. O supervisor enfatiza que todas as denúncias foram apuradas e registradas. A fiscalização aconteceu, principalmente, das 14h às 2h da manhã, período de maior incidência das ocorrências.

No domingo (28), a equipe foi acionada também para atender a uma e demanda na divisa da Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro. Na ocasião, um baile funk irregular realmente acontecia, porém, do lado paranaense da via. A Polícia Militar daquele local foi acionada para dispersar a multidão.

PUBLICIDADE

A VISA percorreu também os bares do município, que são alvo de reclamações por parte dos moradores. “Fomos bem recebidos, fizemos as orientações em cima do Novo Decreto da Fase Emergencial do Plano São Paulo, mas ainda houveram reincidências e notificações”, explica o supervisor.

A VISA de Fartura é composta, ao todo, por quatro profissionais, entre eles também estão Aldo Neto, Luciana Dantas e Sérgio Ferreira. A equipe trabalha com rigor no combate à Covid-19 e continua também com a fiscalização agendada.  

PUBLICIDADE

O número do Disque Denúncia – Combate ao Coronavírus é o (14) 99673 1090.

99 festas e comércios foram autuados no estado

O balanço atualizado do governo estadual apontou 99 autuações a eventos e comércios em desobediência ao Plano São Paulo ao longo de 13.990 ações de fiscalização no último final de semana. Entre sexta-feira (26) e a madrugada desta segunda (29), 33 locais foram fechados por funcionamento irregular e descumprimento de protocolos sanitários.

PUBLICIDADE

Entre sexta e a madrugada desta segunda, a Polícia Militar atuou de forma preventiva na capital, litoral e interior em 147 ações de apoio à Vigilância Sanitária e 9.873 dispersões – foram 2.985 pontos de aglomeração flagrados pela PM.

A Vigilância Sanitária Estadual inspecionou 3.248 pontos comerciais, dos quais 61 foram autuados e seis interditados. O Procon-SP vistoriou 678 estabelecimentos e autuou 36 por desrespeito a restrições de circulação e descumprimento de medidas sanitárias como uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

Na capital, a Guarda Civil Metropolitana deu apoio à fiscalização municipal na vistoria de 44 locais, com duas autuações, além de 19 estabelecimentos interditados e outros oito lacrados.