Pontos estratégicos estão sendo visitados de 15 em 15 dias. (Foto: Divulgação)
Pontos estratégicos estão sendo visitados de 15 em 15 dias. (Foto: Divulgação)

A equipe da Vigilância Epidemiológica do município de Fartura vem desenvolvendo um trabalho de prevenção contra o mosquito da dengue que se intensificou nos últimos dias. A ação visa a prevenção dos pontos estratégicos onde se estão borracharias, o recinto da Expofar e o cemitério, entre outros locais que podem servir de criadouros do aedes aegypti.

Segundo o órgão, a vistoria está sendo realizada minuciosamente pelos agentes e pela supervisora da equipe. Os pontos estratégicos são visitados a cada 15 dias e, com esse trabalho mais intensificado, já foi possível notar um cuidado maior dos proprietários e uma interação mais amistosa em relação à prevenção da dengue.

“Estamos sempre de olho na previsão do tempo. Como choveu e a previsão para o final de semana é de temperaturas quentes, já estamos nos adiantando e usando o larvicida nos locais que podem acumular água e eclodir ovos do mosquito”, explicou a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Marina Andrade.

PUBLICIDADE

Cerca de 15 horas após a postura dos ovos, eles já são capazes de resistir a longos períodos de baixa umidade e podem ficar até 450 dias em locais secos. Essa resistência permite que sejam transportados por grandes distâncias, geralmente em recipientes secos, e que sobrevivam por um ano inteiro até o próximo verão, quando o clima chuvoso e quente poderá levar à eclosão e à formação das larvas e, em seguida, do mosquito aedes aegypti.

Ovos do mosquisto são capazes de resistir a longos períodos de baixa umidade e podem ficar até 450 dias em locais secos. (Foto: Divulgação)