A Coordenadoria da Saúde de Fartura informou nesta semana que vacinou mais 159 pessoas nos últimos dias e um total de 392 moradores da cidade. Foram recebidas até o momento 451 doses de Coronavac/Sinovac e 160 da AstraZeneca/Oxford.
As demais doses serão aplicadas a partir da próxima segunda-feira (8) em idosos, acima de 90 anos, que fazem parte do próximo grupo a ser imunizado.
“Ao término dessa semana, a equipe se organizará para vacinação destes farturenses”, explica a coordenadora de Saúde, Fabiana Gobbo. Ela cita que em sua maioria são homens e mulheres acamados e a equipe de vacinação terá que ir até as residências para aplicação do imunizante.
A Coordenadoria orienta ainda aos moradores que o controle dos idosos para receber a vacina será efetuado com base no cadastro da vacinação contra a influenza, registrada no ano de 2020 nessa parte da população. “Caso o idoso não tenha tomado e se enquadre nesta faixa etária, deve procurar a rede municipal de saúde”, salientou Fabiana.
Na semana do dia 15 de fevereiro, deve chegar ao município a segunda dose da vacina CoronaVac, para o público que tomou na primeira aplicação. Gobbo lembrou que fazem parte desse grupo os profissionais de saúde do município. A pasta salienta que segue as determinações do Plano Nacional de Imunização (PNI). O telefone para mais informações é o (14) 3308-9400.
Coordenadoria esclarece início da vacinação em idosos
A Coordenadoria de Saúde de Fartura também esclareceu possíveis dúvidas a respeito da Fase I do Plano de Vacinação contra a Covid-19. Na sexta-feira (5), houve um questionamento a respeito de um idoso, acima de 90 anos, vacinado nesta semana, já que a Fase I – D (Idosos acima de 90 anos) começa a partir da próxima segunda (8).
A pasta Informa que os frascos de vacina recebidos pelo município na última remessa são multidoses, contendo 10 unidades de imunizante em cada kit e que, após abertos, possuem validade de apenas seis horas.
Embora Fartura esteja na Fase I – C, aquela em que se caracterizam habilitados para vacinação apenas profissionais de saúde, com registro regular no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), nos dias 03/02 e 04/02, ao final do expediente da Unidade do Centro de Saúde II “Dr. Alécio Ravanelli”, onde se encontra o polo de vacinação, foi constatado que haviam sobrado algumas doses da vacina em um pacote que poderia perder a validade logo em seguida.
Considerando que nos dias destacados não teriam mais pessoas dentro da Fase I – C para receberem a vacina e seguindo orientações recebidas pelo Estado, a Coordenadoria fez buscas por munícipes que se enquadravam na fase subsequente, ou seja, Fase I – D. Por esse motivo, foram vacinados idosos acima de 90 anos antes do início da Fase I – D, que começa oficialmente na próxima segunda (8).