Segundo a prefeitura, os testes devem levar mais segurança para os profissionais de Educação. (Foto: Divulgação)
Segundo a prefeitura, os testes devem levar mais segurança para os profissionais de Educação. (Foto: Divulgação)


A Prefeitura Municipal de Fartura, por intermédio das coordenadorias de Educação e de Saúde, iniciou na manhã de terça-feira (9) a testagem em massa de todos profissionais da Educação do município para a detecção de casos de covid-19.

São 297 servidores no total, divididos entre professores, gestores e equipe de apoio. Os testes envolvem também os profissionais do Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora de Fátima e do Centro Educacional Presbiteriano Independente.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é, mesmo de forma remota neste momento, proporcionar uma volta às aulas de forma segura a todos os colaboradores. Os professores devem ir até as unidades escolares para o desenvolvimento das atividades curriculares das aulas à distância e precisam estar seguros, mesmo seguindo todas as regras sanitárias obrigatórias.

PUBLICIDADE

A testagem está sendo realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Conceição Albuquerque Martini. A coordenadora da Educação, Tania Pereira, informou que os profissionais foram divididos em grupos para evitar aglomeração.

O método adotado é IgG/IgM e o resultado será divulgado posteriormente, visando evitar o agrupamento de pessoas no mesmo local. Em casos positivos para o coronavírus, com o vírus ativo no organismo, será comunicado ao profissional, que passará em consulta médica para início do acompanhamento e tratamento, além da determinação pelo seu isolamento.

PUBLICIDADE

Trabalharam na ação os agentes de Saúde Heloísa Geremias, Amanda Neves de Oliveira, Luís Fernando Gomes e Silvana Souto. Os testes foram coletados pelos enfermeiros Jaqueline de Oliveira Dognani e Luís Renan de Oliveira.

Para o monitor de alunos, Jhones Willian, e para o motorista, Marcos Gabriel, o teste representa maior segurança no desempenho do trabalho. Já para Tania, são importantes para evitar a disseminação do vírus entre os profissionais.

PUBLICIDADE
Coordenadora Tania acompanha os testes de Jhones e Marcos Gabriel. (Foto: Divulgação)

Taguaí testa funcionários da Escola João Gobbo Sobrinho

Através da Coordenadoria Municipal de Saúde, a prefeitura de Taguaí realizou na última sexta-feira (5) testes rápidos de covid-19 nos servidores da Escola Estadual João Gobbo Sobrinho. O objetivo da ação é identificar a frequência de contágio do novo coronavírus nesses profissionais neste período de volta às aulas.

Em nota, a escola João Gobbo agradeceu ao trabalho prestado pela Coordenadoria de Saúde: “Estamos nos preparando para o início das aulas com mais segurança aos nossos alunos e familiares. E aqui externamos nossa gratidão e reconhecimento do trabalho que a equipe da saúde está realizando na nossa cidade. O nosso muito obrigado pela atenção e disponibilidade que nos deram.”

Segundo a pasta, também serão realizados testes rápidos nos funcionários da rede municipal de ensino. A Prefeitura Municipal de Taguaí informou na semana passada que, neste primeiro momento, as aulas retornam apenas de forma remota, com atividades voltadas para acolhimento, orientação quanto aos protocolos sanitários, aprendizagens lúdicas e retomada de conteúdos escolares.

Durante o mês de fevereiro, a equipe gestora, os funcionários e os professores estarão nas escolas para organizar o retorno das aulas presenciais, além de estarem disponíveis para suporte às famílias e estudantes nessas atividades.

Ação realizada na Escola Estadual João Gobbo Sobrinho, em Taguaí. (Foto: Divulgação)