Os casos de covid-19 vêm diminuindo em todo Brasil e, além disso, estão caindo principalmente os números de mortes nos municípios, em cenário que é creditado à vacina que tem chegado até boa parcela da população.
Em Fartura, por exemplo, a última morte em decorrência do novo coronavírus aconteceu no dia 24 de julho, quase um mês atrás. Na ocasião, foi um senhor de 86 anos de idade que perdeu a batalha para a doença. Em uma semana, caso não seja registrada nenhuma morte pela doença, a cidade completará um mês sem óbitos.
Antes de a vacinação atingir a maioria da população, a cidade vivia uma crescente de mortes, chegando a ter semanas com dois, três ou até quarto óbitos.
De acordo com o último boletim atualizado pela Secretaria de Saúde de Fartura, na tarde de segunda-feira (16), dois pacientes estão internados na Santa Casa de Taquarituba, ambos intubados.
Desde o início da pandemia, em Fartura, já foram registrados 2.449 casos, sendo que 2.379 pessoas já se recuperaram, mas infelizmente 47 morreram (41 por covid-19 e seis por sequelas deixadas pelo vírus). Atualmente 21 pessoas estão em monitoramento e 20 suspeitos aguardam resultados de exames.
Fartura já aplicou até o momento 15.078 doses da vacina contra a covid-19, sendo 10.569 da primeira dose; 4.136 de pessoas que já tomaram as duas doses; e 373 que foram imunizados com vacina de dose única. A administração informou que já foram recebidas 16.491 doses de imunizantes contra a covid-19.
*[ATUALIZAÇÃO] – No boletim epidemiológico desta terça-feira (17), infelizmente mais uma morte por covid-19 foi somada na cidade de Fartura. O paciente era uma mulher de 61 anos.