Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. (Foto: Ian Jacobs/Flickr)
Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. (Foto: Ian Jacobs/Flickr)


Com 113 casos positivos em 2024, segundo dados divulgados pela prefeitura local no último final de semana, o município de Fartura continua com as ações de combate à dengue.

Todas as unidades de saúde estão disponibilizando atendimentos médicos e de enfermagem com solicitação de hemograma, realização de teste rápido (desde que estejam no período adequado para coleta) e administração de soroterapia quando indicado pelo médico.

Durante a semana, os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias estão executando os “bloqueios” nos bairros com mais incidência de casos. O mutirão casa a casa continua com vistoria de quintais e orientações e as vigilâncias epidemiológica e sanitária verificam denúncias e realizam fiscalizações.

PUBLICIDADE

Nesta semana, retorna a nebulização nos bairros mais críticos, desta vez a ação será iniciada na Vila Planalto, no Recinto da Expofar e ruas adjacentes.

“Reforçamos que o setor da Saúde não consegue combater o mosquito da dengue sem o apoio da população, sendo responsabilidade de todos. Enquanto os munícipes não se conscientizarem, não vamos vencer esse mosquito. Precisamos eliminar os criadouros, então torna-se imprescindível que todos os cidadãos se sintam corresponsáveis pelo controle da dengue, uma vez que 80% das fêmeas do mosquito estão dentro das casas. Não medimos esforços para que a situação se mantenha sob controle e contamos com o apoio da população para que possamos enfrentar esse momento de alta nos casos de dengue”, destacou o setor da Saúde em nota.

PUBLICIDADE