A Prefeitura Municipal de Fartura, por meio da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego, lançou um formulário direcionado ao levantamento de dados a respeito dos trabalhadores informais do município.
De acordo com o vice-prefeito e coordenador da pasta, Pedro Langeli (PDT), o objetivo é identificar todos os trabalhadores anônimos e criar políticas públicas para a regularização dos que atuam na informalidade.
O formulário deve ser respondido de forma digital. A prefeitura pretende descobrir, ainda, quais são as atividades exercidas, o local onde a atividade é praticada, se é na residência domiciliar ou em um imóvel comercial, se é efetuado o pagamento de aluguel, e se o profissional recebe algum benefício socioassistencial.
O levantamento servirá como base para uma campanha de incentivo à formalização, através do planejamento de ações de auxílio a esta categoria de trabalhadores, para que os mesmos tenham acesso à linhas de créditos, à possibilidade de venda para o governo, à emissão de nota fiscal e direitos e benefícios previdenciários assegurados.
É importante ressaltar que as respostas são confidenciais e servirão como base de estudo e análise interna pela equipe da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego. Essa estratégia assegura uma coleta de dados de forma precisa e assertiva para utilização ao longo de todo o trabalho da coordenadoria, além de ser uma estratégia para a preparação das informações e alocação de recursos para novos projetos.
O link para o formulário de levantamento dos trabalhadores informais é o https://bit.ly/informais_fartura.
Para moradores que tiverem dificuldade no preenchimento do formulário, está disponível uma versão física do cadastro na sede da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego, à Rua Luiz Ribeiro Salgado, nº 20, Centro de Fartura.