Tempestade de granizo na madrugada do último dia 7. (Foto: Divulgação)
Tempestade de granizo na madrugada do último dia 7 em Taquarituba. (Foto: Divulgação)


Uma chuva de granizo provocou estragos na região na madrugada desta quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Em Taquarituba, a fachada de uma loja desabou e uma casa pegou fogo após ser atingida por um raio.

Segundo a Defesa Civil, foram registrados mais de dez destelhamentos, quedas de árvores e veículos danificados. Apesar dos estragos, não houve feridos.

A loja danificada fica na região central da cidade. Ninguém ficou ferido. Equipes da prefeitura foram ao local para fazer a limpeza.

PUBLICIDADE

A Defesa Civil também informou que o incêndio na casa foi provocado por um curto-circuito após ser atingida pelo raio. Com a ajuda de um caminhão-pipa, equipes da prefeitura usaram 7 mil litros de água para combater as chamas.

Fachada de loja de departamentos ficou destruída após temporal com granizo em Taquarituba. (Foto: Reprodução)
Fachada de loja de departamentos ficou destruída após temporal com granizo em Taquarituba. (Foto: Reprodução)

A tempestade de granizo também provocou estragos em Fartura, onde uma grande quantidade de gelo ficou acumulada em fachadas e casas. A Defesa Civil da cidade informou que contabiliza os estragos. Em 24 horas, choveu o acumulado de 74 mm, totalizando mais de 90 mm em um período de 48 horas.

PUBLICIDADE

Inúmeras árvores caíram nas estradas Ferradura, Caieiras e Areias, causando bloqueio. No entanto, elas já foram removidas pelos funcionários do setor de Estradas e Limpeza Pública da prefeitura.

Granizo registrado por morador de Fartura. (Foto: Arquivo pessoal)

Moradores também auxiliaram a retirada de árvores das vias. Na zona urbana, também houve queda de árvores. Diversas casas e órgãos públicos tiveram infiltração de água, causando danos materiais. Apesar dos prejuízos causados, não foi registrada nenhuma ocorrência de pessoas feridas ou inundações em casas na cidade farturense.

PUBLICIDADE

Os moradores ficaram bastante assustados com o fenômeno e o registraram com a ajuda de aparelhos celulares. Os estragos ainda atingiram Carlópolis, cidade vizinha que fica no estado do Paraná. De acordo com o produtor Marcelo Teixeira, a chuva rápida atingiu lavouras de café e de goiaba. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados pelos produtores, mas já levanta certa preocupação para a safra de 2023. Com relação ao ciclo atual, boa parte dos produtores já finalizaram a colheita.

Após o tempo instável durante um período na região, o dia voltou a ser bastante ensolarado a partir desta quinta-feira (8).

Arrecadação

A prefeitura de Taquarituba está realizando uma campanha de arrecadação de móveis e utensílios domésticos para serem doados por intermédio do Fundo Social de Solidariedade a uma família que está precisando de ajuda após a tempestade.

“A equipe estará retirando as doações e as direcionando, através da parceria com a Coordenadoria Municipal de Ação Social, que também estará acompanhando a situação dessa família que está sofrendo”, explicou a pasta.

Para contribuir, é preciso entrar em contato nos seguintes telefones: (14) 3762 4111 ou (14) 3762 4346.

Campanha de arrecadação em Taquarituba. (Foto: Divulgação)