Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. (Foto: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas)
Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. (Foto: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas)


O painel de monitoramento Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika Estado de São Paulo aponta que Itapeva, Taguaí e Fartura confirmaram mortes por dengue em 2024.

Na semana que passou, a cidade de Piraju havia confirmado a quinta morte em decorrência da doença. Conforme o boletim da Vigilância Epidemiológica, a cidade registrou mais de 1.500 casos da doença em 2024, sendo cinco óbitos.

A quinta morte confirmada pela doença é de um homem, de 74 anos. Ele estava internado desde o dia 10, com pneumonia. No dia 13, um teste rápido comprovou que o idoso também estava com dengue.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (3), o jornal local Expresso Piraju noticiou a sexta morte provocada pela dengue na cidade. A paciente tinha 67 anos de idade. Todos os pacientes que não resistiram à doença no município tinham mais de 60 anos.

Em relação aos óbitos registrados em Taguaí e em Fartura, não foram divulgadas informações oficiais a respeito dos pacientes que faleceram. O município de Manduri também confirmou um óbito em decorrência da dengue, no mês de abril, de um homem de 72 anos.

PUBLICIDADE

O que é a dengue?

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses.

O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.

PUBLICIDADE

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Veja quais são os principais sintomas da dengue:

  • Febre
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo