Rua Barão do Rio Branco, a 'rua do comércio' de Fartura. (Foto: Portal 014)
Rua Barão do Rio Branco, a 'rua do comércio' de Fartura. (Foto: Portal 014)


A partir da próxima segunda-feira (12), passará a vigorar a “Quarentena Racional Emergencial”, no município de Fartura. O decreto municipal foi emitido nesta noite de sexta-feira (9), e prevê inúmeras restrições de circulação. Os supermercados só poderão trabalhar com sistema delivery, sendo o domingo (11) o último dia de atendimento presencial. O decreto vigora por 14 dias, até 25 de abril.

O atendimento ao público no comércio, restaurantes, prestadores de serviço e similares também está suspenso neste período. A decisão foi anunciada durante uma live, onde coordenadores municipais da Saúde; Indústria, Comércio e Emprego; Assistência Social e Educação estiveram presentes. O prefeito explicou que foram três dias de reuniões com representantes de todos os segmentos da comunidade e que a união das ideias gerou a chamada “Quarentena Racional Emergencial”. O coordenador de Saúde, Luís Renan de Oliveira, foi enfático ao citar que “a situação é delicada e alarmante”.  A Santa Casa de Misericórdia trabalha com 100% dos leitos de covid-19 ocupados e a possível falta de insumos preocupa a diretoria do hospital e as autoridades farturenses.

O aumento dos óbitos, de seis no mês de janeiro, passou para 21 em abril, assim como os casos positivos para a infecção, que de 567, no início do ano, foram para 1.162 em abril. Esses dados foram considerados fundamentais para que a prefeitura emitisse o novo decreto, visando assim, evitar um lockdown, com medidas ainda mais rígidas. Além das inúmeras restrições, foi anunciado que Fartura contará com 30 fiscais nas ruas, em sua maioria voluntários. Outra ação diz respeito à implantação de três barreiras sanitárias, nas principais entradas da cidade. As demais serão fechadas.

PUBLICIDADE

O prefeito anunciou que o Polo Covid, a ser inaugurado na próxima semana, receberá os casos de suspeita de covid-19 a partir de segunda-feira (12). Desta forma, os postos de saúde não poderão ser procurados por este grupo de pacientes a partir desta data. O prefeito anunciou também o “Projeto C0”, que implanta o acompanhamento ativo dos casos positivos. “Cada paciente será acompanhado; saberemos detalhes e isso ajudará muito no controle da pandemia no município”, explicou Luciano Filé (PSDB).

A coordenadora de Desenvolvimento e Assistência Social, Patrícia Braga, salientou que quem estiver precisando de ajuda, deve procurar a pasta Social. Apenas o CRAS José Ubirajara Teixeira estará aberto para atendimento público, sendo o telefone para contato o (14) 3308 9200. Filé divulgou que a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Oliveira, está formulando ações em conjunto com líderes religiosos e que, em breve, serão divulgadas nas redes oficiais.

PUBLICIDADE

Já Pedro Langeli (PDT), vice-prefeito e coordenador de Indústria, Comércio e Emprego, divulgou sobre a lei que prorrogou o vencimento de impostos e taxas para os comerciantes, migrando os pagamentos para os três últimos meses do ano. O prefeito informou sobre um projeto considerado de extrema importância, tratando-se do auxílio aluguel, destinado ao microempreendedor individual. “Após muita reflexão, enviaremos para a Câmara o Projeto de Lei, que visa autorizar o pagamento, por três meses, de 50% do valor do aluguel de cada microempreendedor”, enfatiza.

O decreto municipal não prevê a suspensão das atividades das fábricas e indústrias, clínicas de saúde, farmácias, óticas, hospitais, funerárias, lotéricas, serviços da construção civil, gráficas e veículos de imprensa, que poderão funcionar normalmente. A venda de bebidas alcoólicas está permitida somente no período compreendido entre 6h às 20h.

PUBLICIDADE

Nesta sexta (9), o governo estadual havia anunciado o retorno de todas as cidades paulistas para a fase vermelha, deixando a fase emergencial do Plano SP, em função da queda nas taxas de ocupação de leitos de UTI em SP. Com a mudança, seria possível, por exemplo, que restaurantes realizassem o serviço drive-thru. No entanto, após as medidas mais restritivas adotadas em Fartura justamente no momento em que o estado procurou flexibilizar, esse tópico não chegou a ser abordado.

A coordenadora da Educação, Tania Pereira, anunciou que o recesso escolar de julho foi antecipado e todas as atividades estão suspensas durante os próximos 15 dias. Já sobre as escolas estaduais, informou que os trabalhos continuarão de forma remota. Ela também divulgou ainda que o Kit Merenda será entregue no final do mês de abril; e trouxe mais detalhes sobre a vacinação da classe.

O prefeito também anunciou que os moradores que forem flagrados pelos fiscais sem máscaras, em primeiro momento, serão orientados e cadastrados, além de receberem a máscara. Se forem flagrados pela segunda vez, terão que pagar multa. “Intensificaremos a fiscalização nos ranchos, tanto para locadores e locatários, onde várias notificações já foram feitas pela Vigilância Sanitária”, frisou. O Disque Denúncia – Combate ao Coronavírus (14 99673 1090), também já registrou centenas de aglomerações indevidas, apontadas por moradores.

O novo decreto municipal rege ainda que as agências bancárias somente poderão funcionar internamente e os cultos e missas continuam suspensos, sendo permitidos apenas de forma virtual. “Queremos a redução dos contaminados, das hospitalizações e, principalmente, das mortes. Somente com todos vacinados, poderemos voltar à vida normal e, para isso que estamos lutando e fazendo o nosso trabalho”, concluiu Filé.

Para conferir o decreto municipal na íntegra, acesse o link a seguir: http://leismunicipa.is/fxlgy