O município de Fartura é o destaque negativo da região no ranking estadual de aplicação de vacinas contra a covid-19 com base nas doses disponíveis, divulgado pelo Governo do Estado de SP. Segundo o levantamento atualizado no início desta semana, das 9.559 doses recebidas pelo setor de Saúde farturense, 1.928 não foram aplicadas. O cenário atual equivale a um índice de 79,83% de aplicação dos imunizantes disponíveis.
A pauta foi tema de questionamentos por parte do vereador da oposição Bruno Guazzelli (PTB), que trouxe dados dos últimos dias que mostravam uma discrepância ainda maior entre as doses recebidas e as aplicadas. Segundo ele, até o momento não houve resposta por parte da atual administração.
Na publicação que Guazzelli fez nas redes sociais, inclusive, há relatos de moradores de Fartura, integrantes dos grupos que estão se vacinando com base no cronograma estadual, que não ainda conseguiram receber a imunização.
Por outro lado, as cidades de Timburi, Piraju e Sarutaiá apresentam índices bem próximos a 100%, enquanto Itaí, Taquarituba e Taguaí têm respectivamente 95,04%; 94,97% e 93,90% de aplicação das doses disponíveis. Além de Fartura, apenas Tejupá (com 88,48%) tem menos de 90% das doses disponíveis aplicadas.
Taxa de aplicação da 1ª dose
Quando o assunto é a porcentagem de primeiras doses aplicadas nas cidades da região, continuam a se destacar os municípios de Timburi (49,55%), Piraju (42,83%) e Sarutaiá (40,85%), os únicos acima da faixa dos 40%.
Fartura é a segunda cidade com menos doses aplicadas em relação à população total da cidade, com 31,82%. Apenas Taguaí (com 28,52%) apresenta um índice inferior. Taquarituba, com 37,94%, e Itaí, com 32,15%, figuram em posições intermediárias.
Os dados estão disponíveis no site oficial do governo estadual, são atualizados com frequência, e podem ser acessados por meio deste link ou pelo vacinaja.sp.gov.br, na sessão “Acompanhe a vacinação por município”.
Em nota, a Coordenadoria Municipal de Saúde de Fartura informou que, até o momento, mais de 5 mil farturenses foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outros 2.712 moradores receberam as duas doses totalizando, desta forma, 7.712 aplicações.
A pasta afirmou, ainda, que os números do Portal Vacina Já não se encontram atualizados no sistema.a que a digitação demanda tempo e que o sistema, lento, acaba prejudicando o andamento das aplicações não só em Fartura, mas também nos 645 municípios de São Paulo.
Além disso, existem quatro servidores afastados atualmente, o que retarda ainda mais este processo de atualização. No entanto, a pasta ressaltou que até sexta-feira (25) o sistema Vacina Já estará com os dados em dia.
O coordenador da Saúde, Renan de Oliveira, enfatizou também que existe o armazenamento das segundas doses recebidas, que precisam ser guardadas para uso no dia correto da vacinação. A a Coordenadoria de Saúde ressalta que, após as chamadas dos grupos prioritários que ocorreram nas semanas anteriores, serão liberadas as doses de vacinas que não foram utilizadas até o momento, para grupos sem comorbidades abaixo de 59 anos de idade.