O município de Fartura receberá, em breve, a carreta de Corte e Costura, do Programa Via Rápida. A notícia foi divulgada por Cybele Cameron e Souza, responsável por 32 Programas de Atendimento ao Trabalhador (PATs), que pertencem à região de Itapeva, durante um encontro realizado na sede do novo PATE de Fartura, na tarde da última segunda-feira (17).
Participaram da reunião o vice-prefeito e coordenador de Indústria, Comércio e Emprego, Pedro Langeli (PDT); a assessora Ariane Gabriel,e a encarregada do PAT farturense, Lilian Antunes.
A carreta de Corte e Costura possui 25 máquinas e terá alunos em dois turnos, ou seja, serão 50 farturenses a receberem a qualificação. Em breve, serão divulgadas as datas e formas de inscrição. Vale lembrar que as aulas dependem do Plano São Paulo, com a evolução para a fase laranja ou amarela que, ainda assim, seguirão as normas sanitárias para evitar a disseminação da covid-19.
PAT passa a se chamar PATE
De acordo com Cybele, o PAT passou a ter nova denominação: Programa de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (PATE). O objetivo do órgão também foi alterado e, daqui em diante, terá função de melhorar o atendimento aos cidadãos, e a principal missão será ajudar na geração de emprego e renda.
Para alcançar as metas, o PATE passa amplia a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e o Banco do Povo. “Trabalharemos a qualificação de todos os moradores que procurarem pelo PATE”, informa a encarregada, Lilian.
A equipe apresentará ao candidato ao emprego as modalidades de cursos que podem ser realizados de forma gratuita pelo Sebrae-SP. Após a conclusão, o interessado será encaminhado ao Banco do Povo, para buscar linhas de crédito e ter condições de abrir seu próprio negócio. “Desta forma, de candidato a um emprego, o farturense poderá gerar vagas de trabalho”, frisa o vice-prefeito, Pedro Langeli.
Curso de Técnicas de Vendas
Por meio do Via Rápida, está acontecendo o curso Técnicas de Vendas. As aulas, além de serem gratuitas, garantem uma bolsa de R$ 210 aos alunos participantes.
Serviços digitais
O PATE informa, ainda, que serviços como a carteira de trabalho são realizados exclusivamente por aplicativo. Para solicitar, é preciso baixar o app Carteira de Trabalho Digital. A entrada para o seguro desemprego também pode ser realizada digitalmente.
Novas vagas de emprego
O PATE disponibiliza mais duas vagas de emprego. Uma é para o Programa Jovem Talento, que oferece, além da prática, qualificação com cursos EAD, e uma bolsa a partir de R$ 350,00 por mês ao aluno. A vaga é imediata para jovens proativos com disponibilidade de horário.
O outro cargo é para a vaga de auxiliar de açougue, masculino, com ou sem experiência, sem preferência de idade e o salário é referente ao piso da categoria.
Os currículos podem ser enviados pelo WhatsApp Fixo (14) 3382-2035. Mais informações podem ser obtidas com a encarregada Lilian, pelo mesmo número. Os interessados também podem encaminhar o currículo pelo e-mail patfartura@sde.sp.gov.br