As aulas presenciais em Fartura voltarão em uma quarta-feira. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)
As aulas presenciais em Fartura voltarão em uma quarta-feira. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)


A Prefeitura Municipal de Fartura anunciou a volta às aulas presenciais da rede municipal com 100% dos alunos para o dia 2 de fevereiro, uma quarta-feira.

A notícia foi divulgada após reunião entre os coordenadores da Educação, Daiane Teixeira Gabriel, e de Saúde, Luís Renan de Oliveira, com o prefeito Luciano Filé (PSDB), na manhã desta quarta-feira (19).

De acordo com a administração municipal, a retomada irá obedecer aos protocolos sanitários para evitar a disseminação da covid-19. O transporte escolar funcionará normalmente, segundo informou Daiane.

PUBLICIDADE

Todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) do município, assim como as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professor Miguel de Góes Vieira e João Batista de Oliveira, Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Conceição Albuquerque Martini e as filantrópicas CEI Nossa Senhora de Fátima e CEI Presbiteriano Independente, voltam nesta data.

Será obrigatória nas unidades de ensino a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e será realizada a medição de temperatura, havendo a disponibilização de álcool em gel. As sanitizações também continuarão a ser realizadas, periodicamente.

PUBLICIDADE

Casos de covid-19

A coordenadora de Educação, Daiane, informou que, no ano de 2021, após retorno às aulas presenciais (que aconteceu em 1º de setembro), foram registrados apenas casos pontuais de covid-19 e as turmas com suspeitos da doença foram isoladas.

Entretanto, é importante ressaltar que os casos ativos de covid-19 em Fartura, em setembro do ano passado, ficaram próximos de zero durante boa parte do mês, ritmo que continuou nos três meses seguintes, até a escalada surpreendente de novos casos após as festas de final de ano.

PUBLICIDADE

A vacinação infantil está prevista para começar nesta semana no município farturense, com a aplicação em crianças com comorbidades e que possuem o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Já o boletim epidemiológico no município permanece há alguns dias com o número de pessoas com o vírus ativo no corpo perto de 300, com dezenas de novos casos a cada dia.

O anúncio do retorno às atividades presenciais da rede municipal foi questionado por alguns farturenses nas redes sociais. “Chega dar um nó na garganta ler isso. Volta às aulas, 100%, com tantos casos ativos em nossa cidade. Misericórdia”, escreveu uma internauta.

Para o prefeito Filé, porém, o retorno às aulas não representa afrouxamento das medidas adotadas pela administração quanto ao coronavírus. “Todas as decisões da Saúde e da Educação passam pela colaboração da população e esperamos contar com os cuidados de todos”, disse.