Prefeito Luciano Filé assinando o convênio com o Sebrae-SP. (Foto: Divulgação)
Prefeito Luciano Filé assinando o convênio com o Sebrae-SP. (Foto: Divulgação)


A Prefeitura de Fartura, por intermédio do prefeito Luciano Filé (PSDB), firmou, nesta quinta-feira (18), convênio entre o município e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). A meta é fortalecer parcerias e implantar programas de cooperação entre a municipalidade e o órgão.

O termo foi assinado pelo prefeito e pelas Analistas de Negócios, Roberta Leal e Simone Carvalho. “Fico muito feliz com essa união e tenho certeza que a nossa cidade terá muito a ganhar, trabalhando ao lado dessa importante instituição”, comentou Filé durante a assinatura do documento.

O prefeito destacou que a parceria com a entidade promoverá o desenvolvimento do município. Ele listou como benefícios, a desburocratização para o registro das empresas e a criação de um programa de compras governamentais, que privilegie pequenos e micro negócios.

PUBLICIDADE

De acordo com a Analista, Roberta, o trabalho envolve uma capacitação dos gestores públicos dentro do Programa de Contas Públicas, que já aconteceria este mês. “Em outro momento, poderemos capacitar os fornecedores”, cita Roberta. Desta forma, segundo ela, haverá melhoria no fluxo dos setores da Prefeitura.

Para atingir o Plano de Desenvolvimento Local, que tem como foco trabalhar o crescimento com base na vocação econômica de cada localidade, o município terá que atingir três fases definidas pelo Sebrae-SP. A primeira, diz respeito a Compras Governamentais. Trata-se de um curso, que oferece capacitação sobre a importância de inserir micro e pequenas empresas em compras governamentais, a fim de promover o desenvolvimento local.

PUBLICIDADE

A segunda fase visa a implantação do curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, possibilitando que as crianças do município aprendam de forma lúdica e desenvolvam habilidades e comportamentos empreendedores.

O terceiro passo é o “Empreenda Rápido”, liderado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Fartura, Marcia Oliveira. O Programa, voltado ao empreendedorismo, envolve uma trilha de aprendizagem para quem precisa atingir melhores resultados em seus negócios e ter acesso a crédito facilitado.

PUBLICIDADE

A analista Simone salienta que, atendendo aos três pilares, o município terá o Plano de Desenvolvimento Local, que destacará os setores que mais movimentam a economia da cidade.

Além da parceria na implementação dos cursos, o prefeito Luciano frisou a importância da inauguração da unidade do Sebrae-SP em Fartura. “Pretendemos usar os serviços disponibilizados pelo órgão em todas as áreas da administração pública, por isso considero tão essencial instituir as atividades do Sebrae no município. É um marco gigante para Fartura”, enfatiza.

Filé agradeceu à Câmara por estar presente no momento da assinatura do termo de adesão, através do presidente Fernando Pitukinha, e dos vereadores, Nathalia Geraldo e Filipe Dognani.

“Parabenizo meu vice-prefeito, Pedro Langeli, por ter se prontificado a articular esse processo, e à minha esposa, Marcia Oliveira, que abraçou essa causa com tanto amor e dedicação, à frente do Fundo Social de Solidariedade”, continua o prefeito.

“Sabemos da importância deste trabalho para a comunidade e queremos dar apoio a todos os empreendedores informais que atuam aqui, para que cresçam e se desenvolvam com o respaldo necessário”, concluiu Filé. O Sebrae-SP estará situado no Centro Comunitário, na Rua Luiz Ribeiro Salgado, 20, Centro.