A coordenadora de Saúde da cidade de Fartura, Regiane Medeiros, divulgou na tarde desta segunda-feira (3) que o município passa a partir de agora a contar com uma ambulância equipada com UTI para o transporte de pacientes.
Segundo Regiane, o veículo equipado com respirador foi adquirido com intermédio do Governo do Estado de São Paulo, após indicação da diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, Doroti da Conceição Vieira Alves Ferreira, que levou em consideração na solicitação a distância de Fartura até um município referência – o mais próximo é Avaré, localizado a aproximadamente 100 km de distância.
O automóvel é usado no transporte de pacientes de alto risco em casos de emergência e também será bastante importante durante a pandemia de covid-19, uma vez que a cidade de cerca de 15 mil habitantes frequentemente precisa transferir enfermos para outros centros urbanos maiores; os considerados referências.
“A ambulância, juntamente com os equipamentos adquiridos com recurso municipal, deixam o município de Fartura com uma ambulância UTI para transferência inter-hospitalar”, comemorou Regiane em publicação nas redes sociais, onde também agradeceu à diretora da DRS Bauru e ao prefeito Tinho Bortotti.
Até a última sexta-feira (31), quando foi divulgado o mais recente boletim epidemiológico em Fartura, a cidade possuía 45 casos positivos no total; 13 em monitoramento domiciliar, um internado em Ourinhos, 30 recuperados e um óbito, além de 36 suspeitos.