Centro da cidade de Fartura. (Foto: Reprodução/YouTube/Altitude)
Centro da cidade de Fartura. (Foto: Reprodução/YouTube/Altitude)


As autoridades do município de Fartura estão preocupadas com o avanço dos casos de covid-19 na cidade. Somente nesta segunda-feira (10), a Coordenadoria de Saúde divulgou boletim epidemiológico com 79 novos positivos.

Por outro lado, o paciente que estava hospitalizado não precisa mais de internação. Não há ninguém internado em decorrência da covid-19 na cidade.

A pasta aguarda resultado dos testes com amostras de material de farturenses contaminados para confirmar ou descartar as suspeitas de que as infecções foram causadas pela variante Ômicron.

PUBLICIDADE

A Coordenadoria de Saúde solicita que todos os moradores se esforcem para evitar o contágio. Para que evitem se aglomerar, higienizem as mãos constantemente com água e sabão e utilizem álcool em gel.

Boletim epidemiológico desta segunda (10) em Fartura. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fartura)

A gestão municipal também pede aos farturenses que ainda não completaram o esquema vacinal para que procurem as unidades de Saúde para vacinarem-se, quando as vacinas estiverem disponíveis. “Evite aglomerações, vacine-se e, se puder, fique em casa”, disse a administração.

PUBLICIDADE

Escalada nos casos após o final do ano

No último boletim epidemiológico divulgado pelo setor de Saúde farturense em 2021, no dia 28 de dezembro, havia apenas quatro moradores da cidade com o novo coronavírus em sua fase ativa, em monitoramento, além de nenhum hospitalizado e dois suspeitos.

A administração municipal chegou até a interromper as atualizações diárias do boletim, uma vez que os números estavam baixos há algum tempo. Porém, após as festas de final de ano, eles voltaram a subir vertiginosamente.

PUBLICIDADE

No primeiro boletim divulgado em 2022, referente ao dia 4 de janeiro, a quantidade de pessoas monitoradas saltou para 33, e um paciente precisou de internação. Os suspeitos também passaram a subir significativamente.

Três dias depois, em 7 de janeiro, o índice ultrapassou a marca de 100 pessoas, para após o segundo final de semana de ano chegar perto da marca de 200 moradores com a doença em sua fase ativa, segundo a atualização mais recente. Não há pacientes internados no momento.

Sem vacina

A administração municipal de Fartura informou nesta segunda-feira (10) que o setor de Saúde não possui no momento mais vacinas contra a covid-19 disponíveis, em função da alta procura por doses após a virada do ano. O mesmo problema foi registrado em outras cidades, como Taquarituba e Avaré.

De acordo com a prefeitura de Fartura, novas remessas deverão chegar à cidade na próxima quinta-feira (13), quando as imunizações deverão ser retomadas.