O município de Fartura atingiu nesta segunda-feira (22) a marca de 31 dias sem registrar novos casos positivos de covid-19. De acordo com a Coordenadoria de Saúde, até o momento, 2.496 farturenses testaram positivo desde o início da pandemia. O município farturense tem cerca de 16 mil habitantes.
A redução dos casos se deve ao avanço da vacinação contra a doença. Atualmente, segundo o portal Vacina Já, foram aplicadas 27.234 doses dos imunizantes contra a Covid-19 no município de Fartura, entre 1ª, 2ª, dose única e dose de reforço.
É importante ressaltar que as atividades do Polo Covid foram encerradas. Depois de atender 3.741 moradores de Fartura com suspeita de infecção pela covid-19, a Coordenadoria de Saúde informou que o atendimento aos munícipes com síndrome gripal e suspeita de infecção pelo coronavírus está sendo realizado de segunda a sexta-feira, nos ESFs São Caetano, Bela Vista, Vila Nossa Senhora de Fátima e Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli, às 14h30.
A Prefeitura Municipal pede que todos continuem seguindo os protocolos sanitários, usem máscaras corretamente, cobrindo o nariz e a boca e mantenham a higiene das mãos com água e sabão e/ou utilizem álcool em gel.
Dose de reforço
A Coordenadoria de Saúde de Fartura anunciou que pessoas com 65 anos ou mais e profissionais da saúde já estão liberados para tomar a dose adicional de reforço contra a covid-19, agora com cinco meses de intervalo da segunda dose.
O coordenador, Luís Renan de Oliveira, lembrou que os farturenses que ainda não receberam nenhuma dose contra o novo coronavírus devem procurar as unidades de Saúde, sempre no período da tarde, das 13h às 15h, assim como os demais grupos elegíveis para a segunda aplicação e dose adicional.
Todos os atendimentos acontecem sob livre demanda no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli e ESFs (Estratégia Saúde da Família). Para ser atendido, é necessário apresentar CPF, cartão do SUS e o comprovante das aplicações anteriores, se houver.
Estão elegíveis para tomar a 2ª dose da vacina moradores acima de 18 anos, que receberam a 1ª dose da vacina Pfizer há mais de 21 dias; assim como moradores que tenham acima de 18 anos e tomaram a 1ª dose da vacina AstraZeneca há mais de oito semanas.
Adolescentes com idade entre 12 a 17 anos, que receberam a 1ª dose da vacina Pfizer há mais de oito semanas, já podem adiantar a 2ª dose. Profissionais da Saúde que já completaram 6 meses da segunda dose podem receber a 3ª aplicação.